[the_ad_group id="3495"]

Uma planta, incontáveis benefícios: conheça a ora-pro-nóbis

De nome científico Pereskia aculeata, a planta tem fama de ser um “santo remédio”. Profissionais da área da saúde explicam, com base em estudos, o porquê de ela ser querida por muitos brasileiros

Arbusto que se adapta facilmente em qualquer solo, a ora-pro-nóbis é classificada como uma PANC (Plantas Alimentícias não Convencionais), plantas que são indicadas para alimentação, pela grande quantidade de benefícios à saúde, mas que as pessoas não têm o costume de utilizá-las.

Rica nos principais minerais que favorecem à saúde imunológica, a ora-pro-nóbis acumula grande quantidade de proteínas, cálcio e ferro. A planta é considerada, ainda, um ótimo elemento na prevenção e no tratamento da anemia.

A nutricionista Maria de Fátima Pereira, especialista em fitoterapia, explica que ela pode ser muito bem-vinda à mesa dos brasileiros, por suas propriedades e seus muitos benefícios. E esclarece que, pelo seu alto teor proteico, a planta é uma grande aliada da composição alimentar vegetariana ou daqueles que precisam substituir, por algum motivo, a proteína de origem animal.

“Ela é rica nos principais minerais que conferem saúde imunológica e funcional, como potássio, magnésio e zinco. Tem um bom teor em cálcio e ferro. Com essa qualidade nutricional, seu consumo regular pode trazer melhoria em condições patológicas, como diabetes, e diminuição dos triglicerídeos e colesterol”, explica a especialista.

Bernardo Romão, doutor em nutrição humana pela Universidade de Brasília e professor do Centro Universitário Iesb, explica que, apesar de a planta ser rica em diversos nutrientes, possui grande quantidade de fatores antinutricionais, como os compostos da família dos oxalatos e dos fitatos. Em razão disso, é importante que a ora-pro-nóbis sempre passe por processo de cocção antes de ser consumida. “A partir do momento que esses compostos antinutricionais são neutralizados por meio da cocção, não tem contraindicações”, esclarece o nutricionista. Até o momento, não foram encontrados efeitos colaterais com o uso da planta. Entretanto, é recomendado que o consumo seja feito com moderação.

Geraldo Mangela, motorista de transporte escolar, faz o consumo da planta diariamente, há aproximadamente um ano, com o objetivo de desinflamar o corpo, e já percebeu os benefícios. Ele explica que conheceu a ora-pro-nóbis por meio de amigos que a utilizaram e, após notarem os resultados, repassaram a informação. Além disso, ao ir em uma consulta, o médico de Geraldo prescreveu a planta como medicamento natural e o explicou que muitos nutricionistas a recomendam. O motorista utiliza a planta nos preparos de suas saladas e, às vezes, come somente as folhas.

Auxilia no emagrecimento?

Muitas pessoas utilizam a planta com o objetivo de emagrecer, mas o nutricionista Bernardo Romão explica que somente a planta não emagrece, porém pode ser alinhada a outras práticas: “Ela sozinha não tem poder de emagrecimento, mas é, de fato, uma folha bastante saudável, com muitos nutrientes e com pouquíssimas calorias, então ela pode ser maleada dentro de um contexto dietético equilibrado, alinhado aos exercícios físicos”.

A nutricionista Maria de Fátima Pereira explica que, pela facilidade de ser incluída em várias preparações, como suco verde no desjejum, saladas cruas ou refogados, a ora-pro-nóbis pode se tornar uma forte aliada para um emagrecimento eficaz ao trazer a saciedade pelas fibras presentes na sua composição.

Algumas pessoas cultivam a planta no jardim da própria casa (foto: Letícia Guedes )

Benefícios da ora-pro-nóbis

A fisioterapeuta especializada em emagrecimento Poliane Cardoso explica alguns dos inúmeros benefícios da planta:

  • Contribui para a prevenção e o tratamento da anemia
    A planta apresenta grande quantidade de proteína e ferro e, por isso, pode auxiliar no combate da anemia.
  • Apresenta alto valor proteico
    Cerca de 25% dela é composta por esse macronutriente.
  • Age como anti-inflamatório
    Essa planta apresenta potentes e interessantes propriedades, tanto anti-inflamatórias quanto cicatrizantes.
  • Tem capacidade antioxidante
    Na ora-pro-nóbis encontram-se fenóis, que são conhecidos pelas suas propriedades antioxidantes, que ajudam no combate da ação dos radicais livres.
  • Ajuda a diminuir o colesterol ruim
    O aumento deste pode provocar diversos problemas de saúde, como acidente vascular cerebral (AVC) e infarto.
  • Capaz de atuar na modulação da microbiota intestinal
    A ora-pro-nóbis contém uma quantidade expressiva de fibras, que servem como combustível para as bactérias boas que convivem conosco, evitando a flora intestinal desregulada.

Frango com ora-pro-nóbis

O empresário e chef no ramo gastronômico Júnior Menêzes ensina a receita do frango com ora-pro-nóbis, prato típico da culinária mineira

Ingredientes

– 1 sobrecoxa de frango
– 1/4 de xícara de azeite
– 1 tablete de caldo de galinha (preferência caipira)
– 2 dentes de alho picados em pequenos pedaços
– 2 cebolas cortadas em pedaços médios
– 1 pedaço de pimentão vermelho (preferência picado)
– Suco de 1/2 limão pequeno
– Algumas pitadas de molho inglês
– 30 folhas de ora-pro-nóbis (aproximadamente)
– Sal a gosto

Modo de preparo

– Junte, em uma panela o azeite, o suco de 1/2 limão e os pedaços de frango;
– Mexa em fogo médio até que o frango comece a dourar;
– Acrescente os dentes de alho picadinhos e mexa por mais alguns minutos;
– Após dourar levemente os pedaços de frango, retire o excesso de gordura da panela;
– Acrescente as cebolas e o pimentão, misturando-os aos pedaços de frango;
– Junte algumas pitadas de molho inglês e o caldo de galinha e 1 xícara de água quente;
– Acrescente água quente, aos poucos, em pequenas quantidades, até que o frango cozinhe (assim o caldo ficará mais grosso e saboroso);
– Prove o caldo e acrescente sal, caso julgue necessário;
– Após o frango cozido, espalhe as folhas de ora-pro-nóbis por cima do frango, sem mexer ou misturar, de maneira a cobrir o caldo de folhas;
– Tampe bem a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por mais ou menos 5 minutos;
– Sirva com arroz branco, tutu ou polenta cremosa.

Do: Correio Braziliense

Sair da versão mobile