Se no segmento automotivo os assuntos da moda são carros eletrificados e os ainda raros movidos a hidrogênio, no agropecuário a busca por veículos mais amigos do meio-ambiente aponta para um outro tipo de solução: o trator movido a biometano.
A reportagem do Canaltech foi convidada para acompanhar de perto o evento que marcou a entrega do primeiro trator movido a esse tipo de propulsor no Brasil, o New Holland T6 180 Methane Power, desenvolvido pela CNH Industrial. E ainda teve a oportunidade de dirigir a máquina, que além de imponente é extremamente tecnológica.
Sobre a rápida experiência ao volante do trator movido a biometano, porém, discorreremos um pouquinho mais ao final desta matéria. Antes, o essencial é explicar em detalhes como é esse trator produzido pela New Holland, e o porquê ele deve iniciar uma nova era no agronegócio brasileiro.
A entrega do 1º trator
O New Holland T6 180 Methane Power teve sua primeira unidade comercializada no Brasil adquirida pela SF Agropecuária, localizada em Brasilândia, no Mato Grosso do Sul, e que tem como proprietário e diretor o empresário Fábio Pimentel de Barros.
O primeiro trator do mundo movido a biometano passou por um período de 45 dias de testes até a “entrega simbólica” da chave, que foi acompanhada de perto pela reportagem. E a compra, que custou ao empresário 30% a mais do que ele pagaria por um trator convencional, movido a diesel (cerca de R$ 1,3 milhão), parece ter valido o investimento.
“Além de ser ecologicamente correto, o trator também é econômico e tem papel estratégico, Posso afirmar que conseguimos uma economia de 40% em relação ao valor que gastávamos em diesel sossegado”, garantiu Fábio Pimentel. “Afinal, o gás eu já tenho na fazenda”, completou o executivo, que já contava com os biodigestores instalados antes de fechar a compra do trator.
Como é o trator movido a biometano?
O New Holland T6 180 Methane Power é, literalmente, uma senhora máquina. Eleito Trator Sustentável do Ano 2022 durante a EIMA International, em Bolonha, na Itália, o T6 180 Methane Power vinha sendo testado, em forma de protótipo, desde 2017 no Brasil.
Equipado com o motor NEF de 6,7 litros, especificamente desenvolvido para aplicações agrícolas pela FPT Industrial, ele encara desde os trabalhos mais fáceis no campo até os mais complicados.
Segundo o fabricante, o imponente trator movido a biometano tem comportamento similar a um tradicional, a combustão, pois entrega ao condutor cerca de 180cv de potência, além de um torque de 750 Newton metro (equivalente a 76,4 kgf/m).
Em relação à economia, o T6 180 Methane Power também mostrou credenciais para se destacar no segmento. Segundo Fábio Pimentel, durante os 45 dias de testes, o trator consumiu, em média, 10 metros cúbicos por hora trabalhada. A autonomia, com carga completa do tanque de 453 litros de gás (79 quilos) é equivalente a 550 quilômetros.
“Como o preço do metro cúbico do gás é em torno de 1 real, a economia é gigantesca no comparativo com o que eu gastaria com diesel no tanque”, comparou.
O T6 180 Methane Power tem ainda transmissão Semi Powershift 16 x 16 (16 marchas para a frente e 16 para trás), eixo dianteiro em peça única e suspensão de cabine, que oferece ar-condicionado e muito conforto aos ocupantes, além de visão 360º.
Bruto, mas tecnológico
O trator movido a biometano também é extremamente rico em tecnologia embarcada. O modelo da New Holland conta com um sistema de telemetria de última geração, que passa para um portal específico (MYPLMCONNECT) informações em tempo real de tudo o que o condutor está fazendo com o trator.
O sistema chamado ISOBUS Class 2 passa informações para a tela multimídia do trator, enquanto o Intelliturn é utilizado para automatizar determinadas manobras de cabeceira e otimizar o trabalho diário de forma autônoma.
5 motivos para o trator a biometano revolucionar o Agro
Flávio Rielli Mazetto, Diretor de Marketing de Produto da New Holland para a América Latina, conversou com a reportagem do Canaltech e expôs sua visão sobre o que pode vir a ser uma nova era do Agro no Brasil.
Segundo o executivo da marca, o Brasil possui hoje cerca de mil plantas de produção de biogás, mas nem todas estão aptas para realizar o processo de purificação e, assim, transformar o produto em biometano para uso no trator.
Mazetto afirmou acreditar que esse cenário mude dentro de “dois ou três anos” e, então, o biometano passe a ser mais comum. “Teremos volume substancial, não só no uso de propriedades agropecuárias, mas também agro industrial. Indústrias de cana de açúcar, celulose e suco de laranja, por exemplo”.
O executivo enumerou 5 motivos pelos quais, em sua visão, o trator a biometano vai revolucionar o setor Agro no Brasil.
5. Ecossistema
“O trator movido a biometano é muito melhor para o meio-ambiente, pois apresenta uma redução de 99% do material particulado e 80% da emissão de gases nocivos. Além disso, dá para fazer uso do crédito de carbono”.
4. Custo-benefício
“Você pega um subproduto, algo que seria descartado, e transforma em gás que substitui um combustível fóssil, que sempre está sujeito à volatilidade de preço. Com o biometano você tem uma previsibilidade neste ponto com preço volátil. Com o biometano você tem previsibilidade e economia de 30 a 40%”.
3. Potência
“O trator movido a biometano oferece menos ruído e mesmo desempenho e performance dos tradicionais movidos a combustão”.
2, Conectividade
“O sistema de telemetria presente no T6 180 Methane Power permite acompanhar em tempo real tudo o que está sendo feito e, assim, efetuar eventuais ajustes para otimizar o trabalho”.
1. Diversificação
“Ele apresenta a flexibilidade de também poder ser usado com GNV, caso ainda não haja possibilidade de purificar o biogás em biometano combustível”.
O test-drive do Canaltech a bordo do trator
Como prometido, vamos encerrar o conteúdo a respeito do trator movido a biometano com nossas impressões sobre o test-drive ao volante do T6 180 Methane Power.
A voltinha na fazenda foi rápida (ou quase, já que o terreno enlameado dificultou a aceleração do trator), mas suficiente para mostrar que, apesar de tecnológico, o T6 180 não é tão simples de operar.
Uma infinidade de alavancas pode deixar confuso um marinheiro de primeira viagem, e foi isso o que aconteceu com a reportagem, com direito a um “sustinho” já no fim da volta, quando o instrutor que nos acompanhou pediu para “soltar devagarinho a embreagem” e, assim, se aproximar do outro T6 que estava estacionado.
"Sustinho" a bordo do T6 180, trator movido a biometano. Em breve, lá no @canaltech pic.twitter.com/F3zteGuT7n
— Paulo Amaral (@Amaral13) April 21, 2023
“Deu, deu, deu”, alertou, puxando uma das inúmeras alavancas para a posição “neutra” e encerrar o test-drive aliviado por ter ajudado a evitar um “encontro de peso” entre a máquina que estava sob meu comando e a outra, de demonstração, já paradinha em seu devido lugar.