[the_ad_group id="3495"]

Os 10 carros mais icônicos da Ford

A Ford é a grande responsável por tornar a indústria automotiva como conhecemos hoje. A partir da revolução no modo como os carros são produzidos, a montadora norte-americana também é conhecida por seus modelos históricos.

Recentemente, a montadora buscou um reposicionamento de mercado e optou por deixar de fabricar carros no Brasil depois de mais de 100 anos. Isso não apagou nem um pouco sua importância por aqui, já que sempre tentou trazer modelos vendidos em outros mercados para explorar as terras brasileiras.

Em toda sua história, a Ford criou e desenvolveu muitos carros, de diferentes estilos e propostas, mas que fizeram — e ainda fazem — muito sucesso. Com isso em mente, o Canaltech listou os 10 carros mais icônicos da Ford em todos os tempos.

10. Ford EcoSport

O Ford EcoSport merece entrar nesta lista porque foi realmente distópico quando foi lançado. Seu primeiro mercado foi justamente o Brasil, feito com base no Ford Fiesta da época, mais precisamente 2003. Foi o início da popularização do que conhecemos hoje como o mercado de SUVs.

Sua última versão lançada por aqui foi o Ford EcoSport Storm, equipado com o ótimo motor 2.0 aspirado e com injeção direta oriundo do Ford Focus e que entregava 176cv e 22,4 kgf/m. Esse modelo tinha um diferencial em relação ao restante da linha: tração integral sob demanda.

O EcoSport já passou pelas mãos do Canaltech, em 2013 (Imagem: Canaltech)

9. Ford Ranger

Ford Ranger é um dos principais nomes quando pensamos em caminhonetes, fazendo sucesso em muitas partes do mundo. A picape média sempre travou duelos muito legais com a Toyota Hilux.

Atualmente, a Ford Ranger é vendidas em algumas versões com cabine simples e dupla, podendo ser equipada com 2.2 ou 3.2, sempre turbodiesel.

A Ford Ranger atual em sua versão topo de gama, a Limited, uma das mais tecnológicas do mercado (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

8. Ford Galaxie

Este sedan gigante foi vendido em muitos mercados e com diferentes nomes, como Galaxie 500, nos EUA. Aqui no Brasil, ele era chamado somente de Ford Galaxie, um verdadeiro sinônimo de elegância, luxo e, por que não, desempenho.

Para levar seus 5,33m de comprimento e mais de 1.700kg, o Galaxie era equipado com um motor 4.5 V8 de 164cv, capaz de fazer um 0 a 100 km/h em 14s.

O Galaxie 500 nos EUA (Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

7. Ford Taurus

Para muita gente, o Ford Taurus parecia um carro que parecia extraído de um jogo de videogame, com lanternas diferentonas, porte gigantesco e acabamento refinado. E é exatamente o seu design seu grande diferencial entre os carros da Ford.

O Taurus seguiu sendo fabricado até 2019 nos EUA, mas nunca mais veio para o Brasil de modo oficial. O modelo 1997 era equipado com um motor 3.0 V6 de 200cv e 24,9 kgf/m de torque.

Um carro que parecia ser de outro planeta (Imagem: Reprodução/ Wikimedia Commons)

6. Ford Escort

A história do Ford Escort é bem diferente no Brasil e nos EUA, mas merece entrar nesta lista com toda a certeza. No caso do modelo americano, tratava-se de um carro feito para substituir o Maverick, mas era tratado como um bólido de porte compacto, diferente do que acontecia aqui no Brasil, onde era visto como médio.

Entretanto, o design do modelo estrangeiro era bem diferente do nacional, mais parecido com o que era vendido na Europa. Uma versão bem famosa desse carro foi a Escort XR3, que tinha opção de ser compraco com carroceria conversível e apelo esportivo. Ele era equipado com um motor 1.6 com 96cv e 13,5 kgf/m de torque.

Uma das versões do Ford Escort, em 1988 (Imagem: Reprodução/ Wikimedia Commons)

5. Ford Focus

Lançado na Europa em 1998 para substituir justamente o Ford Escort, o Focus era sinônimo de elegância, conforto e tecnologia, já que sempre foi muito bem equipado. Aqui no Brasil, ele chegou ao mesmo tempo do que no mercado europeu.

Para destacar este modelo, utilizaremos uma versão que foi bem injustiçada aqui no Brasil, a segunda geração, que vinha em carroceria sedan e hatch, vendida entre 2008 e 2013 por aqui. O Focus, naquela época, poderia ser encontrado em duas opções de motor: 1.6 sigma de 115cv ou 2.0 Duratech de 147cv.

O Ford Focus de 2ª geração (Imagem: Reprodução/ Wikimedia Commons)

4. Ford Maverick

O Maverick não fez sucesso quando lançado aqui no Brasil, em 1973, mas hoje em dia o carro praticamente virou uma lenda e vale muito dinheiro. A versão mais desejada do Ford Maverck é a GT 1976, que também é a mais interessante de dirigir. Trata-se de um coupé equipado com motor 4.9 V8 de 197cv e 39,5 kgf/m.

O Maverick GT hoje pode ser comprado por cerca de R$ 200 mil (Imagem: Reprodução/ Wikimedia Commons)

3. Ford Mustang

Ford Mustang é, sem dúvidas, o muscle car mais icônico de todos os tempos e, com certeza, merece estar nesta lista. O esportivo bombado cativou fãs por mais de 50 anos, quase sempre sendo equipado com um motorzão V8 — hoje existem versões turbo e até elétricas.

Recentemente, a Ford anunciou a chegada da sétima geração do sedan, que será a mais tecnológica de todos os tempos.

O Ford Mustang ainda sobrevive, mesmo sendo um V-oitão (Imagem: Divulgação/Ford)

2. Ford F-Series

A Ford F-Series é o carro mais vendido da Ford há muitos anos, dominando o mercado norte-americano mesmo com concorrentes de peso. A picape de porte grande ou full size é produzida desde 1948, em diferentes versões e motores.

Atualmente ela se coloca como um modelo com pegada mais luxuosa, mais voltada ao passeio do que ao trabalho, já que, em seu mercado original, os EUA, as picapes são utilizadas mais para esse fim.

Ford F-150 chega ao Brasil para duelar com a RAM 1500 (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

1. Ford Model T

O Ford Model T é o carro mais icônico da Ford e, também, o mais importante da história da indústria automotiva global. Lançado em 1908, ele mudou completamente a forma como os carros eram fabricados, já que foi implementada a produção em série.

De fácil manutenção, durável e seguro, o Ford Model T foi fabricado até 1927, com versões hatch e picape. O motor era de 2.894cm³ e gerava 20cv. A velocidade máxima era de 75 km/h.

Unidade bem conservada do Ford Model T (Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Do CANALTECH

Sair da versão mobile