Quem tem direito?
Em todo o Brasil, quase 16 milhões de famílias já têm desconto na conta de energia elétrica. Outros 10 milhões ainda não recebem o benefício por falhas no cadastro. Podem pedir pessoas nas seguintes situações:
- Famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) com renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo (até R$ 651)
- Famílias no CadÚnico com renda mensal total de até três salários mínimos (R$ 3.906), que tenham uma pessoa com deficiência física cujo tratamento necessite de uso continuado de aparelhos que usem energia elétrica
- Idosos com 65 anos ou mais que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC)
- Pessoas com deficiência que recebem o BPC
Como funciona a tarifa social?
- A tarifa social de energia elétrica garante a isenção de algumas taxas. Entre elas estão a da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) e a do Proinfa (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica).
No restante da conta, são aplicados descontos cumulativos, conforme a quantidade de kWh consumidos no mês:
- De 0 a 30 kWh usados, o desconto é de 65%
- De 31 a 100 kWh usados, o desconto é de 40%
- De 101 a 220 kWh usados, o desconto é de 10%
- A partir de 221 kWh não há desconto
Por exemplo, se uma família consumiu 150 kWh em um mês, o desconto é aplicado da seguinte maneira:
- O valor cobrado pelo consumo até 30 kWh terá desconto de 65%
- O valor cobrado pelo consumo entre 31 e 100 kWh terá desconto de 40%
- O valor cobrado pelo consumo entre 100 e 150 kWh terá desconto de 10%
Como aderir?
- Desde janeiro de 2022, a tarifa social é concedida automaticamente. Para acessar o benefício, porém, os dados do CadÚnico devem estar atualizados.
- Não é necessário pedir o desconto à distribuidora de eletricidade. A fornecedora de energia é quem fica responsável por cruzar os dados de seus clientes com os beneficiários de programas federais e fazer o abatimento do valor da conta de luz.
Tenho direito, mas não recebo o desconto. O que fazer?
- Quem tem direito ao benefício, mas não recebe o desconto provavelmente está com o CadÚnico desatualizado. Segundo André Osvaldo, responsável pela área de mercado da Enel São Paulo, o problema mais comum é endereço errado.
Se o endereço informado no sistema federal não bate com o nosso sistema de dados, nós não podemos conceder o benefício.
André Osvaldo, da Enel
- Outro problema é com a titularidade da conta de luz. Ao se mudar para um endereço, a conta tem que estar no nome do beneficiário inscrito no CadÚnico. Caso contrário, a tarifa social não é aplicada.
- Para corrigir o problema, é preciso entrar em contato com a distribuidora de energia. Na maioria dos casos, a titularidade pode ser alterada no site da empresa. Se não for possível, é preciso entrar em contato por telefone ou presencialmente.
Como atualizar o CadÚnico?
- Primeiro, confira se seus dados estão atualizados. Para isso, acesse o aplicativo do CadÚnico para smartphones ou o endereço cadunico.cidadania.gov.br em um navegador no computador.
- Se os dados estiverem desatualizados, a correção precisa ser feita presencialmente. A atualização deve ser feita em postos de atendimento do CadÚnico ou nos Cras (Centro de Referência em Assistência Social) dos municípios.
- Separe os documentos necessários para atualizar seu cadastro e leve-os a um posto de atendimento. No caso, é preciso levar comprovante de residência, conta de luz e documento de identificação.
Fonte: UOL