Dicas auxiliam a higienizar a tela e o aparelho sem provocar danos, combatem arranhões e aumentam o tempo de vida dos periféricos; entenda
A tela de dispositivos eletrônicos é uma superfície bastante delicada, a qual entra constantemente em contato com muitas fontes de sujeira. Com o passar do tempo, esta sujeira acumulada tende a prejudicar a qualidade de exibição da tela ou até mesmo causar uma sensação desconfortável durante a utilização touch screen. Por isso, separamos cinco dicas para ajudá-lo a limpar corretamente a tela do seu celular e computador.
Utilize panos e toalhas de microfibra na tela
Panos e toalhas de microfibras são acessórios interessantes para quem procura uma limpeza rápida e eficiente de uma tela digital. Isso porque o tecido é formado por fios incrivelmente sensíveis, capazes de remover a sujeira sem causar danos visíveis a tela –– como arranhões. A sua utilização é indicada quando o tecido estiver totalmente seco, a fim de evitar problemas como o acúmulo de água nas bordas dos do aparelhos e nas entradas do painel de conexão.
Borrife produtos indicados para a limpeza
Há determinadas substâncias que foram formuladas especificamente para remover a sujeira da tela, como é o caso de alguns sprays. Contudo, para quem procura um produto mais acessível e fácil de encontrar, talvez seja interessante apostar no álcool isopropílico 70%, pois: ele é muito volátil e evapora com facilidade, impedindo o acúmulo do líquido nas bordas do aparelho; mata os germes e demais micro-organismos que transmitem doenças; e amolece a sujeira e gordura da superfície da tela.
Uma dica é carregar um frasco de spray com este álcool, e borrifar em toalhas de microfibra, papel higiênico ultra macio, ou algodão. Uma vez que estes artefatos estiverem úmidos de álcool, já poderá utilizá-los para limpar a tela dos seus periféricos.
Use pouca quantidade de produto
No caso de itens como limpa-telas ou álcool isopropílico a 70%, apenas algumas gotas ou meia borrifada costuma ser o bastante para limpar a tela do dispositivo. Lembre-se que o exagero pode levar ao acúmulo inadequado de líquido nas extremidades (com alguns produtos específicos) ou no painel de conexão, o que poderia danificar o aparelho.
Faça movimentos leves na tela do celular
Movimentos brutos e rápidos podem aumentar a chance de trincar ou arranhar a tela e suas extremidades, além de quebrar algum dos botões ou contribuir para que o aparelho escorregue da sua mão e caia. Por isso, sempre utilize movimentos leves durante o processo de higienização.
Faça a limpeza com o aparelho desligado
Lembre-se que dispositivos eletrônicos conduzem eletricidade e ao entrar em contato com a água (entre outros líquidos), duas coisas podem acontecer: um curto-circuito ou um choque. Ambos as situações seriam problemáticas, então, é importante destacar que a higienização precisa ser feita em aparelhos desligados.