Jornada de inovação é dividida em temas relacionados às práticas ambientais, sociais e de governança (ESG)
O Sebrae em parceria com a Brasil Júnior lançou o Desafio Universitário Empreendedor oportunizando que estudantes paranaenses e de todo o Brasil, desenvolvam competências empreendedoras. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 30 de abril pelo site do Desafio. A iniciativa é totalmente on-line e os vencedores levam para casa uma bolsa de incentivo de R$ 10 mil.
Mais de 3 mil estudantes de universidades públicas e particulares de todo o País podem participar, em grupos de no mínimo três e no máximo cinco integrantes. No total, 650 equipes de todo o Brasil serão selecionadas para o Desafio Universitário Empreendedor, que abrange temas relacionados às práticas ambientais, sociais e de governança.
De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Sonia Shimoyama, o desafio vem ao encontro de essência da Educação Empreendedora que é o estímulo ao protagonismo juvenil.
“Inclusive, o tema do desafio deste ano é sobre os pilares do ESG que reforça a importância das práticas de governança ambiental, social e corporativa, tornando a empresa com uma marca mais fortalecida pelo engajamento de ações sustentáveis. É uma oportunidade para estudantes se aprofundarem neste assunto, trocarem experiências e vivenciarem, na prática, como viabilizar esse grande desafio”, afirmou.
Totalmente on-line, a dinâmica envolverá mentorias, meet ups, oficinas e apresentação de projetos com as ideias desenvolvidas.
O processo do desafio inicia com a inscrição das equipes. Em seguida, haverá dois eventos sobre ESG, abordando a ideação e a resolução de problemas. Após realizar a primeira entrega prevista, haverá mais um evento sobre ideação e resolução de problemas. Após as entregas serem avaliadas, acontece a semifinal, que contará com avaliação dos projetos, mentorias, e atividades práticas para refinamento das propostas.
As equipes que chegarem à final realizarão apresentações para uma banca de especialistas, que definirão as seis vencedoras.
Fonte: Sebrae/PR