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‘Dinheiro esquecido’: como resgatar valores de falecidos

Serviço do Banco Central libera acesso para saques nesta terça-feira (7). Há mais de R$ 6 bilhões para serem devolvidos.

Os saques de dinheiro esquecido em instituições financeiras começam nesta terça-feira (7), às 10 da manhã, pelo Sistema Valores a Receber (SVR), do Banco Central do Brasil. A consulta a valores de pessoas falecidas pode ser feita por herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal.

Após o preenchimento de todas as etapas no sistema do BC, a autoridade monetária irá informar ao responsável os dados de contato (e-mail e telefones) das instituições nas quais há dinheiro esquecido, além do valor exato a ser resgatado. O saque deverá ser feito diretamente com as instituições.

Ao todo, 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de empresas têm cerca de R$ 6 bilhões a resgatar, segundo o BC.

Confira o passo a passo para sacar o dinheiro de pessoas falecidas:

1 – A primeira etapa é saber se há valores a receber.

Sistema do BC é o único disponibilizado para consulta.
— Foto: Reprodução/Banco Central

2 – Após clicar no botão da imagem acima, será aberta a página para consulta pública.

  • Nessa etapa, o herdeiro precisa preencher os campos com CPF e data de nascimento da pessoa falecida.
Primeiro passo é saber se você tem dinheiro a resgatar.
— Foto: Reprodução/Banco Central
  • Caso tenha valores a receber, a tela irá indicar o terceiro passo.
  • Em caso contrário, o sistema irá sugerir uma nova consulta em outro momento, após possíveis atualizações de dados encaminhados por instituições ao BC.

3 – Confirmado que há dinheiro a resgatar, será aberta uma nova página do SVR.

  • De acordo com o BC, esse sistema é semelhante à compra de ingressos.
  • Ou seja, se houver acessos simultâneos acima da capacidade, o usuário ficará em uma sala de espera virtual aguardando sua vez.
BC terá ‘sala de espera’ caso sistema seja sobrecarregado.
— Foto: Reprodução/Banco Central

4 – Na sequência, o usuário precisa fazer login com a conta gov.br. Os dados da conta são do próprio representante da pessoa falecida. Saiba criar uma.

Conta gov.br é necessária para resgate de ‘dinheiro esquecido’.
— Foto: Reprodução/Banco Central

5 – Em seguida, o usuário será encaminhado para o valor a receber.

  • Nessa página, basta selecionar o botão “valores de pessoas falecidas”.
Quinto passo irá levar à consulta de valores a receber.
— Foto: Reprodução/Banco Central

6 – É preciso aceitar o Termo de Responsabilidade para prosseguir no sistema.

  • Após concordar, o usuário terá acesso aos dados do falecido. Os registros de acesso ficarão gravados na base de dados do BC.
  • O responsável pela consulta irá se comprometer a manter os dados acessados em sigilo, dentro das previsões da lei.
Herdeiro precisará aceitar termo de responsabilidade de acesso a dados.
— Foto: Reprodução/Banco Central

7 – Na tela seguinte, o usuário terá que informar o CPF e a data de nascimento do falecido.

  • Serão acessadas, então, as informações de valores a receber.
Página dá acesso a valores e a dados de instituições nas quais há dinheiro a resgatar.
— Foto: Reprodução/Banco Central

8 – Caso haja dinheiro esquecido, as respectivas contas aparecerão na tela.

  • A visualização será feita por faixa de valor, conforme o exemplo abaixo. O resultado também irá mostrar as instituições e seus respectivos canais de contato.
  • O usuário terá opções de compartilhar, imprimir ou salvar a tela. Não poderá, no entanto, usar o sistema para solicitar o valor. Isso deverá ser feito diretamente com as instituições.
Última tela irá mostrar valores e contatos das instituições para resgate de recursos de falecidos.
— Foto: Reprodução/Banco Central

9 – O responsável pelo preenchimento deve entrar em contato com as instituições.

  • Elas deverão orientar sobre como solicitar o recurso, incluindo a documentação necessária.
  • De acordo com o BC, os dados de quem aceitou o termo e realizou a consulta serão mantidos em sigilo.

G1

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