A marca Specialized lançou o modelo Turbo Tero X, a caracterizando como o SUV das e-bikes por sua versatilidade
Descrita como a SUV do universo de bicicletas elétricas – as famosas e-bikes -, a Turbo Tero X, da marca Specialized, é um modelo adaptável, com suspensão total, que deve ser capaz de percorrer rotas que geralmente seriam acessíveis apenas para e-MTBs, as mountain bikes elétricas.
- A Specialized lançou um modelo que descreve como “SUV das e-bikes”
- O modelo Turbo Tero X é um modelo adaptável que se inspira em e-bikes de carga e e-MTBs
- A e-bike é projetada para navegar no asfalto e em terrenos irregulares
- A Turbo Tero X foi lançada nas versões 4.0, 5.0 e 6.0
- O modelo 4.0 está disponível no site da Specialized no Brasil
A maneira como a Specialized desenvolveu a Turbo Tero X é bastante interessante. O modelo é definitivamente inspirado nos segmentos de e-bikes de carga e de e-MTBs. Isso sugere que o modelo deve ter poucos problemas para navegar por ruas asfaltadas, caminhos irregulares na floresta, trilhas lamacentas e até mesmo trilhas simples razoavelmente técnicas.
A empresa usa componentes off-road de algumas das maiores marcas do setor, além de seus próprios motores Specialized de potência total, que o usuário pode usar nos modos Eco, Sport ou Turbo para vencer praticamente qualquer inclinação.
Para começar, um garfo de suspensão e amortecedor traseiro da RockShox garantem que os buracos não sejam um problema. O curso da mola do amortecedor traseiro é de 120 mm, enquanto o curso da mola do garfo de suspensão é de 130 mm. Isso sugere que o Turbo Tero X está mais do que preparado para viajar fora do caminho comum, porque é semelhante ao de outras mountain bikes.
Grandes paralamas também ajudam o usuário a manter-se relativamente limpo ao conduzir a sua bicicleta elétrica para o trabalho. O bagageiro integrado com capacidade para 20 quilos é perfeito para adicionar bagageiros para viagens mais longas, se você precisar de uma dose extra de funcionalidade.
A Turbo Tero X está disponível nas versões 4.0, 5.0 e 6.0, com saídas de potência avaliadas em 50 Nm, 70 Nm e 90 Nm, respectivamente, cortesia do sistema Full Power 2.2. Um sistema de acionamento de 12 velocidades da SRAM fornece mudanças precisas em todas as direções, permitindo que você pedale facilmente junto ao motor. As e-bikes vêm com bateria de 530 Wh (Turbo Tero X 4.0) ou 710 Wh (variantes 5.0 e 6.0) e pesam entre 26 e 27 kg, dependendo do modelo escolhido.
A Specialized ainda incluiu um conjunto de luzes para passeios noturnos, porque a Turbo Tero X foi projetada para ser uma bicicleta elétrica prática. Usando uma capacidade de farol alto, o brilho da luz frontal pode ser aumentado para 1.000 lúmens, partindo de seus 600 lúmens padrão. Conforme o usuário puxa as alavancas, a luz traseira muda de um brilho moderado de 11 lúmens para um brilho mais claro de 22 lúmens que serve como luz de freio.
O modelo conta com integração com smartphones por meio do aplicativo móvel Specialized. Isso permite que o proprietário da e-bike ajuste certas configurações ao seu gosto, bem como mantenha o controle sobre a localização do veículo.
Por último, mas não menos importante, a Specialized oferece a bicicleta com canote retrátil como padrão, aumentando ainda mais o aspecto off-road do modelo. Dito isto, assim como os carros SUV, a e-bike Turbo Tero X não é nada baratinha, sendo vendida a € 4.350 na versão 4.0, € 5.200 na versão 5.0, e € 6.200 na Versão 6.0.
O site brasileiro da Specialized oferece a versão 4.0 da Turbo Tero X com custo de R$ 45.990,00.