Mesmo com produção tímida, o Brasil consolida a qualidade de seu azeite de oliva entre os 500 melhores do mundo.
Se o Brasil é um dos maiores consumidores de azeite de oliva do mundo, agora ele também está entre os maiores produtores. Isso porque oito azeites brasileiros estão no ranking mundial dos 500 melhores azeites de 2022.
O Brasil no ranking dos melhores azeites
O EVOO (Extra Virgin Olive Oils) World Ranking elaborou o Ranking Mundial do Azeite 2022. Assim, ele reuniu especialistas para avaliar diversos azeites ao redor do mundo, e eles elegeram os 500 melhores, além de 22 menções honrosas. No caso do Brasil, oito azeites entraram na lista.
Apesar do número de produtoras, a produção brasileira de azeites ainda é tímida, com números anuais em torno de 3,5 mil toneladas. Então, ter oito classificados no ranking já é uma grande vitória. Até porque isso dá um novo gás para o Brasil garantir seu espaço no mercado dos azeites, para além de já ser um grande país consumidor.
Assim, a seguir, listamos, respectivamente, quais foram os azeites brasileiros premiados, o lugar que eles ocuparam no ranking, de onde são provenientes e qual o preço de cada um. Aliás, vale lembrar que todos estão disponíveis em sites e lojas.