[the_ad_group id="3495"]

Museu Municipal de C. Mourão recebe exposição Afrografias

O Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira abriu nesta quinta-feira (16), na sala de exposições temporárias, a exposição “Afrografias”, que fica em cartaz até o dia 19 de março, quando a instituição completa 45 anos de fundação.

Afrografias é um projeto fotográfico inspirado a partir das discussões promovidas pelo Seminário Afro [R]existência, na Unespar/campus de Campo Mourão. Uma vez que a comunidade acadêmica e mourãoense tem pensado a figuração do negro em nossa sociedade a partir de estudos científicos feitos por estudantes, professores e pesquisadores, o Afrografias nasceu enquanto uma maneira de ampliar as discussões para o âmbito artístico.

Essa perspectiva foi escolhida porque a fotografia tem o objetivo de expressar ideias, críticas, visões particulares sobre o mundo e, principalmente, sentimento. Ela possibilita a ampliação e a diversificação dos valores sociais e humanos que temos em relação a determinados temas, conceitos, pessoas e ideias. Assim, fortalece a interação social mais crítica, possibilitando, também, a inclusão daqueles que são marginalizados socialmente, já que ela pode estimular a luta por direitos e também combater preconceitos, desfazendo barreiras.

O objetivo da exposição é propiciar à comunidade o contato com a arte fotográfica de maneira a mostrar a representatividade negra na sociedade, que ocupa, hoje, diversos espaços e profissões. Com isso, pretende-se aprofundar a compreensão sobre os sujeitos afro-brasileiros que compõem nossa comunidade mourãoense.

Sair da versão mobile