Se deseja economizar combustível, tenha cuidado com estes hábitos.
Com o preço atual da gasolina, muitos brasileiros procuram por soluções para economizar com combustível, como carros mais econômicos, uso de GNV e até mesmo sair menos de casa. Nesse sentido, existem algumas atitudes que fazem o carro beber mais gasolina, mas que muitos motoristas nem imaginam. Sabendo disso, listamos alguns deles abaixo, a fim de te ajudar a economizar.
Confira 4 atitudes que aumentam o consumo do seu carro
Encher o taque do seu carro até o limite
Muitas vezes, quando o preço da gasolina diminui, as pessoas tendem a aproveitar para encher o tanque do veículo. No entanto, é preciso tomar cuidado redobrado nesses casos, visto que muitos postos adulteram o combustível com a adição de solventes ou etanol. Além de aumentar o consumo, isso pode afetar as peças do automóvel, como o motor.
Inclusive, muitas pessoas desconsideram que, quando o tanque está cheio, mais pesado o carro fica, o que consequentemente eleva o consumo de combustível.
Frear ou reduzir muito a velocidade
Existe um motivo pelo qual os carros consomem mais combustível nas cidades do que na estrada. O grande número de paradas em engarrafamentos, faróis e buracos pode exigir um pouco mais do tanque, visto que, a cada aceleração, o carro consome mais gasolina. Por esse motivo, especialistas recomendam evitar freadas bruscas, sempre dirigindo o veículo de maneira linear.
Deixar o carro parado
Engana-se quem acredita que deixar o veículo na garagem é a melhor solução para economizar combustível. Isso porque o motor precisa atingir a temperatura ideal para lubrificar seus componentes, o que só acontece com a direção. Por esse motivo, carros com baixa quilometragem também podem ter certo desgaste em relação a outros mais rodados.
Usar equipamentos não originais
Pode não parecer, mas implementar alguns acessórios ou equipamentos não originais, como computadores de bordo e sistemas de som, pode aumentar de forma considerável o consumo de combustível. Afinal, eles exigem mais energia do alternador, que consequentemente precisa de mais combustível para funcionar.
Via: Rotas de Viagem