Apesar de colocar as pessoas em alerta, fenômeno só é considerado perigoso se tocar o solo, pois aí é considerado um tornado
Moradores de vários municípios da região Oeste do Paraná se depararam com um fenônemo natural raro no céu nesta quarta-feira (18), a formação de uma nuvem funil. O fenômeno é o princípio da formação de um tornado.
Há relatos que o fenômeno foi vista em Maripá, Nova Santa Rosa e Toledo. O meteorologista Lizandro Jacobsen, do Simepar, analisou as imagens e confirmou que se trata de uma nuvem funil.
Apesar de causar alerta nas pessoas, ela só se torna perigosa se tocar o solo, o que não aconteceu. E quando o fenômeno chega ao chão, aí ela passa a ser um tornado.
Como é formada a nuvem funil?
Primeiro, deve haver o acúmulo de nuvens carregadas de chuva. Quando o ar aquecido abaixo penetra nas nuvens, onde o ar é mais frio, pode-se iniciar uma movimentação de ar, primeiro em posição horizontal e depois ir adquirindo a posição vertical, o princípio da formação do funil.
O centro desse funil pode atrair uma quantidade cada vez maior de ar ao seu redor, o que fará aumentar a velocidade da rotação. Quando mais veloz, mais alongado é o funil, que se forma na base da nuvem.
Assista os registros de moradores:
Fonte: RIC Mais