Plano da fabricante envolve restauração e reciclagem de peças, bem como atualizações periódicas do software
Já imaginou trocar algumas peças do seu carro usado para deixá-lo com a cara de um modelo zero-quilômetro? Além de mantê-lo atualizado, essa prática pode aumentar a vida útil do automóvel para que ele rode por mais tempo.
Essa ideia já é parcialmente difundida hoje – se pensarmos na troca de pneu, instalação de central multimídia universal, troca de bateria e amortecedores, por exemplo – mas foi ampliada pela Peugeot, que apresentou um conceito para expandir a vida útil de carros elétricos para até 25 anos durante o E-Lion Day, evento de apresentação dos planos da montadora para os próximos anos.
A fabricante se baseou em seu novo carro conceito, o Inception, para mostrar um veículo que pudesse ter suas peças-chave facilmente trocadas quando necessário. Desse modo, todo o interior e exterior do carro, bem como motor e bateria, poderiam ser reestilizados com peças restauradas ou recicladas cada vez que fossem ser vendidos no mercado de usados.
Assim, se tornariam modelos diferentes (e praticamente novos) cada vez que mudassem de dono.
Na cabine, a Peugeot imagina trocar componentes como bancos, volantes e até o painel. No quesito da conectividade, as atualizações remotas (Over the Air) do software poderão manter o sistema sempre moderno. Além disso, a nova plataforma da Stellantis, STLA, será feita para que veículos tenham uma vida útil bem maior. A ideia é que durem até 25 anos.
Em comparação, a idade média da frota brasileira (composta majoritariamente por carros a combustão) foi de 10 anos e dois meses em 2021, a mais velha registrada na história.
“Imagine o fim dos carros usados. Em vez disso, um carro novo e personalizado que você pode atualizar ou atualizar a qualquer momento, dependendo de suas necessidades. Um produto sempre atualizado que mantém seu valor ao longo de sua vida útil”, afirma Matthias Hossan, diretor de design da Peugeot.
Eletrificação da Peugeot no mundo e no Brasil
Dentro do grupo automotivo Stellantis, a Peugeot é que apresenta o plano mais sólido de eletrificação. Tanto é que, a partir deste ano, todos os modelos vendidos na Europa serão elétricos ou híbridos. Até 2025, cada modelo terá uma versão elétrica. Já para 2030, a ideia é vender uma frota 100% elétrica.
No Brasil, a estratégia é parecida: para 2024, a montadora vai vender um modelo elétrico em cada segmento em que atua por aqui. Atualmente, a fabricante comercializa três veículos: e-208 GT, e-2008 GT e e-Expert. Estão cotados para vir o e-308, e-408, e-Partner e e-Boxer.
Fonte: Auto Esporte