Se você é MEI, veja as informações sobre os novos valores para manter seus pagamentos em dia.
O MEI é uma modalidade de trabalho que desempenha um papel importante para a economia brasileira de diversas maneiras. Afinal, ele permite que pessoas com recursos limitados possam abrir e administrar seus próprios negócios. Isso facilita para que essas pessoas tenham acesso ao mercado de trabalho, criando, assim, novos empregos. Por isso, é importante estar atento às mudanças que o governo propõe ao programa. Nesse sentido, o valor da contribuição do MEI terá mudanças a partir de fevereiro de 2023. Confira-as a seguir!
A taxa da contribuição do MEI
Segundo o último anúncio do atual governo, a contribuição mensal do MEI (Microempreendedor Individual) terá um novo valor a partir de fevereiro de 2023. Isso porque o novo salário mínimo será de R$ 1.320, influenciando diretamente as contribuições mensais do microempreendedor. Assim, caso esse valor não sofra novas alterações até fevereiro, a tabela de contribuição ficará da seguinte forma:
Ainda conforme o Governo Federal, o aumento da contribuição servirá para a manutenção e a melhoria dos serviços que o governo oferece aos microempreendedores, como concessão de financiamentos, acesso ao seguro-desemprego, entre outros. Além disso, ele também aumentará certos benefícios, como isenção de impostos, aliviando o fardo financeiro desses profissionais.
Ademais, essa medida também visa tornar o empreendedorismo mais atraente para os brasileiros, incentivando a abertura de novos negócios. Em geral, o aumento da contribuição do MEI planeja melhorar a qualidade de vida do empreendedor e ajudar no crescimento de seu negócio, proporcionando mais segurança e estabilidade para suas atividades.
Via: Rotas de Viagem