O 2º Workshop “Turismo de Valor: eu faço parte!” foi realizado nesta semana numa parceria entre a Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seidec), Curso de Turismo da Unespar e Sebrae. No primeiro encontro, em outubro, foi tratado sobre a importância do turismo e o potencial para o município. Já nesta edição a prioridade foi a formatação de ações práticas com vistas ao desenvolvimento do setor turístico local, sobretudo para os dois primeiros meses de 2023, considerada de “baixa temporada”.
“O município buscou atender a uma demanda do empresariado do trade e trouxe outras instâncias públicas de governança e o terceiro setor para que juntas propusessem estratégias que conseguissem fortalecer o setor turístico. A ideia é fomentar negócios já existentes, estimulando novas parcerias e promovendo produtos que diversifiquem a oferta mourãoense”, justificou o secretário municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Eduardo Akira Azuma.
Para o suporte do planejamento, foi apresentada uma agenda de eventos das Secretarias de Cultura e Esporte. Os secretários Roberto Cardoso e Marcelo Lima apresentaram o calendário para planejamento de ações conjuntas. Uma das ideias foi a oferta de combo que inclui a visitação em parques, somada a consumo em bares locais, acesso às casas noturnas e finalização da estada na cidade com a hospedagem em um dos hotéis de Campo Mourão.
Outra proposta foi desconto que clientes podem obter quando consomem em estabelecimentos parceiros de um mesmo segmento, o que pode atrair não apenas pela economia no consumo final, mas também pela visitação a diferentes espaços da cidade. “Outros produtos desta natureza estão em fase de planejamento e na próxima semana o empresariado volta a se encontrar para apresentar as propostas que comporão a programação em princípio chamada de “Vivendo Campo Mourão”, comentou o secretário.
A consultora do Sebrae, Thaíse Bueno, que dirigiu o workshop, apontou a potencialidade para Campo Mourão e algumas oportunidades que podem surgir para exploração turística. Para ela, a retomada do setor de turismo – depois de um longo período de pandemia – fez crescer um novo perfil de consumidor do setor: aquele que quer viajar para curtas distâncias, ter contato com a natureza e que quer desfrutar de experiências memoráveis que envolvam relaxamento e prazer. Ou seja, Campo Mourão pode e deve estar no radar.
No próximo dia 14 de dezembro, uma nova reunião de planejamento será realizada no auditório da Unespar. Na ocasião serão apresentados os produtos turísticos formatados entre os estabelecimentos parceiros, a operacionalização da ação de verão e os canais de divulgação desta atividade. Os professores Raquel Vieira e Giuliano Nigro lançarão o guia e mapa turísticos da cidade que também poderão gerar melhor aproveitamento dos produtos, serviços e espaços turísticos.