Unidade ficou em primeiro lugar no Paraná e em quarto lugar no país
Pelo segundo ano consecutivo, a unidade do Observatório Social do Brasil (OSB), sediada em Campo Mourão, conquistou o certificado de “100% Eficiente”, conferido pela direção nacional da instituição. Em âmbito nacional, a unidade mourãoense ficou em quarto lugar, enquanto a nível estadual ficou em primeiro lugar.
O ranking foi divulgado há poucos dias e inclui unidades de cidades localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Rio de Janeiro, Tocantins e do Mato Grosso do Sul, bem como do Distrito Federal. À frente do OSB/Campo Mourão, que é presidido por Mariza Pante Ferreira, ficaram apenas as unidades de Limeira (SP) – 1º lugar; de Pará de Minas (MG)- 2º lugar; e de Caçador (SC) – 3º lugar.
Em âmbito estadual, o OSB Campo Mourão ficou à frente de 26 unidades da entidade que também receberam o certificado. Foz do Iguaçu ficou em sexto lugar no ranking nacional, enquanto a seção dos Campos Gerais classificou-se em 11º lugar e Mandaguari em 16º lugar.
O OSB/Campo Mourão está em atividade há 15 anos e foi o segundo instalado no país. A entidade surgiu em Maringá, quando organizações da sociedade civil se uniram para cuidar da qualidade da aplicação dos recursos públicos, depois que a administração municipal foi envolvida em escândalos de corrupção.
Certificação
O programa “100% Eficiente”, desenvolvido pela entidade nacional, tem o objetivo de coletar e disseminar as melhores práticas de gestão das aproximadamente 150 unidades filiadas ao Sistema OSB espalhadas por 17 estados brasileiros. Com a ação também se promove o reconhecimento público pelo cumprimento das metas propostas.
O OSB/Campo Mourão tem como parceiros a Acicam, Centro Universitário Integrado, Unicesumar, FIEP, Cristófoli Biossegurança, Super Padaria Fiorella, Bisi Contabilidade, Supermercado Carreira, Imobiliária Monalisa, Loja Maçônica Oliveira Zanini, Loja Maçônica Templários da Fraternidade, Loja Maçônica Luz do Oriente, CampoPlastic.
A atual diretoria executiva do OSB/Campo Mourão está assim constituída: Mariza Pante Ferreira (presidente); Gregório Kravchychin (vice-presidente para Assuntos Administrativos-Financeiros); Mércia dos Santos Ferreira (vice-presidente para Assuntos Institucionais e de Alianças); Ademilson José Ferreira (vice-presidente para Assuntos de Controle Social e Metodologia); Ater Carlos Cristófoli (vice-presidente para Assuntos de Comunicação e Indicadores).
O Conselho Fiscal é composto por Roberval Melo Ruscetto, Antônia Correa de Melo, Luiz Pepinelli (titulares), Miguel Theodorovicz, Léia Uhren e Nestor Ocimar Bisi (suplentes).
O Observatório Social é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.
Cada Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. São empresários, profissionais, professores, estudantes e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social.