A nutricionista Isabela Xavier ressalta que bons hábitos alimentares são essenciais para a garantia de uma boa saúde
O ano de 2023 se aproxima, e com ele, aquela conhecida promessa de levar uma vida mais saudável. Cuidar mais da alimentação, praticar exercícios físicos e moderar o estresse com certeza encabeçam a lista de desejos de boa parte dos brasileiros.
A nutricionista Isabela Xavier sugere que as pessoas incorporem algumas atitudes ao cotidiano, que, por si só, já garantirão uma vida mais equilibrada. “Criar bons hábitos alimentares é essencial para a garantia de uma boa saúde no futuro. Por este motivo, investir no cuidado com o corpo nunca é demais, principalmente quando se trata de alimentação”, finaliza.
- Evite os ultraprocessados
O primeiro passo para uma alimentação mais saudável é retirar os ultraprocessados da sua lista de compras. “Eles possuem alto teor de conservantes, corantes e açúcar, ingredientes prejudiciais à saúde”, explica Isabela.
Refrigerantes, salgadinhos, bolachas recheadas e macarrão instantâneo são exemplos de alimentos ultraprocessados.
- Procure o equilíbrio
Cortar de uma vez um alimento que você é acostumado pode causar o efeito contrário, de compulsão alimentar. “O ideal é fazer a introdução de opções mais saudáveis de forma tranquila e adaptada às suas preferências individuais”, sugere Isabela.
- Coma mais alimentos crus
Existem ótimas opções de alimentos saudáveis no mercado, como frutas, verduras e legumes. Elas garantem uma diversidade de nutrientes e são ricas em fibras, ajudando na saciedade e na regulação do intestino.
- Não pule refeições
Realizar as refeições de maneira regular deixará o organismo sem vontade de comer fora de hora. A principal dica aqui, de acordo com Isabela, é organizar uma rotina de alimentação e, se puder, cozinhar em casa, garantindo a procedência e a qualidade dos alimentos.
- Cuide dos lanches
Tenha porções de lanches saudáveis sempre à mão para evitar comer besteiras. Tapiocas, crepiocas, bolinhos de aveia, salada de frutas e sanduíches naturais são algumas opções.
Fonte: Metrópoles