Próximo ano marcará retomada dos investimentos após dois anos da indústria com pé no freio
Depois de dois anos segurando investimentos por conta da pandemia de Covid-19, a indústria automotiva deve acelerar o número de lançamentos em 2023. Entre eles, devem se destacar o avanço de SUVs e carros familiares.
Afinal, os SUVs são os queridinhos dos consumidores brasileiros, o que fez com que nos últimos anos o nosso mercado recebesse uma enchorrada de utilitários esportivos. Todas as marcas generalistas e premium no Brasil têm um representante SUV, algumas marcas têm até três, como a Volkswagen, com os irmãos Nivus, T-Cross e Taos.
Até a Ferrari já se rendeu e lançou seu SUV Purosangue, diga-se de passagem, deu muito o que falar e é um verdadeiro sucesso. Em 2023, teremos mais opções desembarcando no nosso mercado para darem conta de atender a demanda e até os gostos mais variados.
Teremos SUV de marca japonesa para os mais tradicionais e chineses para os que gostar de dar uma chance ao novo. SUVs compactos e médios, a combustão e híbridos. Ficou curioso? A Mobiauto separou 10 SUVs ou carros familiares que serão lançados em 2023 para você ficar atento. Confira abaixo:
1. Hyundai Tucson
Em outubro de 2022, a Caoa anunciou que o Tucson ganhará novidades aqui no Brasil. No entanto, não espere pela nova geração. A empresa não está disposta, nesse momento, a investir muito. Dessa forma, receberemos um facelift que foi apresentado em 2018, portanto, um carro já com cinco anos de idade.
2. Caoa Chery Omoda 5
Cheio de estilo, o Omoda 5 chegará ao Brasil como opção acima do Tiggo 5x. Ele é 6 cm mais baixo (1.585 mm) e 6,2 cm mais comprido (4.400 mm) que o irmão e deve chegar por algo próximo aos R$ 200 mil. As opções de motores serão o 1.6 TGDi a gasolina DCT7, em calibração de 187 cv e 28 kgfm para a versão mais básica, enquanto o 1.5 TCi híbrido leve flex CVT9, de 157/160 cv (gasolina/etanol) e 25,5 kgfm (qualquer combustível), estaria nas versões mais caras.
3. GWM Haval H6
Apesar de já revelado à imprensa, a Great Wall Motors só lançará de fato o Haval H6 em 2023. No primeiro momento, apenas a versão plug-in será vendida, enquanto uma versão híbrida padrão deverá chegar no segundo semestre. Entre os destaques são os 393 cv e 60 kgfm de torque, além de um consumo médio de 28,7 km/l.
4. Honda ZR-V
O mercado estadunidense tem exigências diferentes em relação a tamanho dos produtos, equipamentos e acabamentos. Dessa forma, o HR-V tem visual diferente e, apesar de ser confirmado como compacto por lá, chegará como médio para brigar com o Toyota Corolla Cross.
5. Honda CR-V e:HEV
Com a criação do ZR-V, a Honda aproveitou para fazer o CR-V crescer na nova geração. Pode parecer pouco, afinal, são 1 cm na largura, 6,8 cm no comprimento e 4 cm no entre-eixos, mas o suficiente para distanciar os dois modelos, já que o CR-V tem 4,69 metros de comprimento e 2,70 m de entre-eixos. O conjunto é formado por um 2.0 associado a dois motores elétricos para chegar aos 207 cv e 34,2 kgfm.
6. Volkswagen T-Cross
Depois de reestilizar o Polo e preparar o lançamento do novo Virtus, a Volkswagen focará suas energias no primeiro facelift do T-Cross. O visual pode ficar mais próximo do Taigun, sua versão indiana. Em termos de equipamentos, a VW deve fazer algumas mudanças para deixar as versões de entrada e intermediária mais equipadas. Não espere mudanças profundas.
7. Ford Territory
Apesar do insucesso, o Ford Territory terá mais uma chance por aqui. Ainda não está claro se ele adotará o mesmo nome ou passará a se chamar Equator Sport, como acontece em outros mercados. O motor é um 1.5 que só leva o nome EcoBoost, mas se trata de um projeto mais antigo. Esse propulsor rende 170 cv e 26,5 kgfm de torque.
8. Jeep Grand Cherokee 4xe
Desde o lançamento do Compass 4xe, a Jeep confirmou a chegada do Grand Cherokee híbrido. Ele será posicionado acima do Commander, afinal, são quase 5 metros de comprimento, sendo 2.96 m de entre-eixos. O conjunto mecânico associa um motor a combustão com um elétrico para chegar aos 380 cv e 64,8 kgfm de torque.
9. Chevrolet Spin
Desde junho, a Mobiauto avisou que uma nova geração da Spin estava distante, mas que o modelo atual teria mais uma reestilização com foco em segurança. Ainda não está claro se o motor 1.2 turboflex de 133 cv e 21,3 kgfm de torque fará parte das versões mais caras.
10. Citroën Grand C3
Não pense que a Spin seguirá sozinha entre os carros de sete lugares mais “acessíveis”. A Citroën prepara uma novidade para esse segmento. A minivan pode ser camada de C3 Aircross ou mesmo de Grand C3.
Fonte: MobiAuto