Muitas vezes, as pessoas passam dias e dias se preocupando com quais presentes comprar e quais looks de Natal usar. Mas será que param para pensar em formas realmente significativas de celebrar essa data? A seguir, confira ideias para ir além dos hábitos comerciais e adicionar um toque mais natalino ao seu fim de ano com atitudes simples.
1. Perdoar e pedir perdão pelos seus erros
Não existe momento certo para pedir perdão e perdoar. Toda hora é hora. Mas, especialmente o Natal, quando os corações estão mais calmos, as pessoas se abrem mais e se permitem serem mais suaves em suas convicções, é um momento muito propício para exercitar o perdão.
Perdoe aqueles que te magoaram e demonstre, de maneira clara, que não há mais rancor entre vocês. E peça perdão, não tenha receio. Mesmo que você não seja perdoado, vale a pena ser humilde o suficiente para admitir o seu erro e tentar repará-lo.
2. Evitar brigas e discussões desnecessárias
No Natal, quando famílias se reúnem, é normal que algumas discussões sejam mais acaloradas e acabem gerando brigas. Para tornar esse Natal da sua família mais agradável e pacífico, seja você a pessoa a apaziguar esses momentos. Tente acalmar os ânimos ou mudar o assunto. Evite temas polêmicos e relembre momentos engraçados ou felizes para contagiar todos com o espírito natalino.
3. Fazer doações e trabalho voluntário
Se você tem um teto para morar, comida para comer e um trabalho que te sustente, você pode contribuir com o Natal de quem não tem nada disso. Ajude instituições com doações em dinheiro, comida, alimentos ou brinquedos. Faça trabalho voluntário na sua comunidade.
Ajude como puder, mas ajude. Para você, pode ser apenas um pequeno gesto, mas faz toda a diferença na vida de quem precisa. Uma forma supersimples de fazer uma boa ação, por exemplo, é convidar uma pessoa sozinha sem família para participar da ceia de Natal com a sua. Ou que tal entregar uma cesta básica para uma família ter um Natal farto?
4. Rever amigos e familiares distantes
Nessa época, aproveite para rever as pessoas que, por motivos de estudos, trabalho ou por morarem longe, você não vê há algum tempo. Especialmente avós, familiares que estão doentes, amigos que se casaram e tiveram filhos e você ainda não encontrou para dar os parabéns. Muitas vezes, deixam-se para outro dia as visitas, e esse outro dia nunca chega. Force-se a encontrar um tempinho e visite quem realmente merece seu carinho.
5. Demonstrar seu amor
Seja uma demonstração de amor para sua mãe, seu pai, outra pessoa da família, um amigo, alguém que te ajudou, namorado ou marido. Demonstre! Na correria do dia a dia, é comum se esquecer de valorizar e dizer para essas pessoas como elas são importantes, então use o Natal para fazer isso.
Escreva cartas, ligue, visite, encontre e fale o quanto você se importa com elas e como você as ama. Isso, com certeza, vai fazer o seu Natal e o delas ser mais especial também.
6. Aprender mais sobre essa data
Você sabe qual é o real significado do Natal? Por que se comemora essa data? Por que ela é celebrada no dia 25 de dezembro? Saber as respostas para essas perguntas é muito importante se você realmente deseja celebrá-la com significado, mesmo que você não seja uma pessoa religiosa.
7. Prometer ser uma pessoa cada vez melhor
Sempre é possível melhorar. Ser mais paciente, mais dedicado, mais tolerante, mais participativo. Sempre existem pontos que precisam de investimento na sua vida para que você possa ser uma pessoa melhor. Por isso, no Natal, faça uma autoavaliação, relembre seus erros, seus momentos de tensão e procure se planejar e se policiar para não fazer mais isso de agora em diante. Esse é um presente seu para si mesmo.
8. Unir a família de forma amigável
Reúna os familiares, esse é um momento especial para a família. Faça um esforço e tente marcar uma ceia ou um almoço, convide parentes que você não vê há tempos e tente fazer as pessoas da sua família ficarem mais próximas – não só no Natal, mas durante o ano todo. Nem sempre se concorda com os parentes ou se é parecido com eles, mas é importante manter os laços e a união entre vocês.
9. Cozinhar ou criar um presente especial
Existe presente mais lindo que algo feito por você? Seja uma sobremesa natalina que você sabe fazer, um bom almoço, um artesanato de Natal, um scrapbook… Enfim, um presente que demonstre que você usou seu tempo, carinho e habilidade é sempre um presente de Natal especial. É claro que nem sempre dá tempo, mas pode ter certeza de que vai agradar ao presenteado com uma criação sua feita com amor.
10. Agradecer
Agradeça às pessoas que tornaram o seu ano melhor, a quem te apoiou nos momentos difíceis ou te ensinou alguma coisa. Agradeça por tudo de bom que te aconteceu e sinta-se grato por estar vivendo mais um Natal.
Agradeça, principalmente, a todas as pessoas que trabalham mesmo durante o Natal, que deixam seus lares para garantir que você e sua família possam aproveitar essa data. Seja cordial e, se possível, presenteie essas pessoas. Sem elas, o seu Natal seria menos seguro, menos estruturado. Agradeça, muito.
Fonte: Dicas de Mulher