Oito cadeiras motorizadas, disponibilizadas através da Atenção Especializada em Reabilitação, foram entregues nesta sexta-feira (11), no Centro de Especialidades da Mulher e da Criança, no Lar Paraná. O serviço, oferecido pelo SUS, também faz concessão, adaptação de órtese, prótese e meios de locomoção.
“É uma qualidade de vida melhor, mais independência para locomoção. Essa cadeira nos torna eficientes”, disse Cicera Américo da Silva, que já nasceu sem o movimento das pernas e mora em Peabiru. Segundo o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, em 2022 já foram entregues 102 cadeiras de rodas, 24 cadeiras motorizadas adaptadas, 38 muletas e andadores e mais de 37 mil pacotes de fraldas.
O atendimento é realizado de forma integral a pessoas portadoras de deficiência, seja auditiva, visual ou motora. As cadeiras especiais motorizadas são adaptadas e medidas de acordo com a necessidade do paciente, facilitando a locomoção e melhor qualidade de vida. Cada cadeira custou R$ 8.473,00, totalizando R$ 67.784,00.
O processo para aquisição inicia-se na UBS, onde o médico faz prescrição e encaminha o paciente ao Centro de Especialidades para os casos que necessitem de fraldas, cadeiras de rodas normal, cadeira de banho e andador. Pacientes que necessitam de cadeiras motorizadas, órteses e próteses são encaminhados para o especialista.