Maria Cristina Cavassin, de Colombo, foi primeiro lugar na categoria Microempreendedora Individual
É do Paraná a vencedora da 16ª edição do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN). Uma das principais iniciativas de reconhecimento às mulheres que lideram empresas premiou nesta quarta-feira (23), em Brasília, a paranaense, de Colombo, região metropolitana de Curitiba, Maria Cristina Cavassin. Depois de ter vencido a etapa estadual – na categoria Microempreendedora Individual (MEI), ela foi a grande vencedora do concurso, disputando a premiação com finalistas do Brasil. O PSMN reuniu mais de 3 mil inscritas em todo o país, também nas categorias de Produtora Rural e Pequena Empresa.
“É uma emoção muito grande, coração está acelerado. Uma conquista que representa todo o esforço das mulheres empreendedoras que, com garra e coragem, fazem acontecer dentro dos seus negócios. No momento da premiação passou um filme na minha cabeça, são muitas lembranças”, comemorou Maria.
Proprietária do Spazio Cris, Maria destaca que o empreendimento oportunizou a ela conhecer o mundo do empreendedorismo.
“Por muitos anos, fiz uma jornada dupla. Era professora e conciliava o trabalho no salão. Jamais abandonei o sonho de empreender e fui me aperfeiçoando, melhorando o atendimento aos clientes, os serviços oferecidos e me consolidando como empreendedora”, acrescentou Maria.
Para quem está começando um negócio próprio, ela lembra que conhecimento e perseverança são essenciais.
“O que posso dizer para as mulheres que estão empreendendo, ou que desejam, é que busquem se aperfeiçoar sempre e que nunca desistam. Empreender é realizar sonhos, é ser independente. O empreendedorismo mudou a minha vida e pode mudar a de todas vocês”, observou a ganhadora.
Na etapa final, as candidatas foram avaliadas pelos jurados a partir da apresentação de um vídeo comentando a solução que oferecem ao mercado e suas trajetórias como empreendedoras. As avaliações tiveram ainda critérios como: grau de inovação, gestão de pessoas, práticas sustentáveis, relacionamento com os clientes, processos e operação, entre outros.
A programação do evento contou com uma apresentação da cantora Ella Fernandes e as boas-vindas do presidente do Sebrae, Carlos Melles, além de palestras voltadas ao mundo do empreendedorismo. O PSMN promoveu ainda o lançamento dos gibis da Turma da Mônica “Donas da Rua do Empreendedorismo”, uma parceria entre o Sebrae e Maurício de Souza, além da participação de Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho Administrativo do Magazine Luiza, que palestrou sobre “Mulheres em rede transformam o mundo”.
Apoio às novas empreendedoras
Fundado em 1984, o salão de Maria nasceu a partir de um desejo familiar.
“Minha mãe sempre dizia que eu precisava ter um salão porque tinha que arrumar as minhas irmãs. Foi assim que tudo começou na época, para atender um desejo dela”, conta Maria.
Ao longo dos anos, o espaço também se consolidou como uma incubadora, onde é possível aprender as atividades de cabeleireira e manicure.
“Ensinamos o passo a passo de cada profissão. Auxiliamos as mulheres que desejam empreender nessa área a aprenderem a profissão e montarem o seu próprio negócio. Me faz feliz poder ajudar”, destaca Maria.
Referência
De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Dianalu Caldato, responsável pela realização do PSMN no Paraná, a premiação vem para consolidar o empreendedorismo feminino.
“O prêmio reflete a história, que não é apenas da Cris, mas de todas as mulheres que têm diversas jornadas de trabalho e lutam, diariamente, em busca do reconhecimento e do sonho de ter o negócio próprio. Empreender transforma vidas e esse exemplo é o que fica dela, de quem se reinventou. Para nós do Sebrae, incentivar mulheres como ela mostra que estamos no caminho certo”, pontua Dianalu.
Prêmio
Este ano, o PSMN integrou a programação da Semana Global de Empreendedorismo (SGE), que teve como tema o empreendedorismo feminino. Antes da etapa nacional, elas participaram de etapas estaduais e regionais. Desde 2004, quando aconteceu a primeira edição, mais de 80 mil mulheres se inscreveram.
Confira abaixo a lista de ganhadoras:
Microempreendedora Individual – MEI
1º Lugar: Maria Cristina Cavassin – Spazio Cris – PR
2º Lugar: Maria Ulhoa – Fuzilli – MG
3º Lugar: Sâmila Pinheiro – Dindin da Mila Gourmet – AM
Pequena Empresa
1º Lugar: Silvana Louro – Equal Moda Inclusiva – RJ
2º Lugar: Mareilde de Almeida – Saboaria Rondonia – RO
3º Lugar: Thaís Borges – Barulhinho Bom – AL
Produtora Rural
1º Lugar: Márcia Kafensztok – Primar Orgânica – RN
2º Lugar: Veronica Preuss – Kakao Blumenn Chocolate Artesanal – PA
3º Lugar: Maria Rosinete Effiting – Cabanha Gunther – SC
Fonte: Sebrae/PR