No início de novembro, uma câmera flagrou um grupo de ovelhas se movendo em círculos por 12 dias seguidos na cidade de Baotou, na China, sem interrupções. A dona das ovelhas, Miao, afirmou em entrevista que começou com apenas algumas ovelhas, antes de todo o rebanho se juntar.
No vídeo, algumas ovelhas também podem ser vistas completamente paradas, mas ainda mantendo a forma circular. Quando grandes lacunas se formaram, os animais da fazenda não se separaram. O curioso é que existem 34 currais de ovelhas no local, mas apenas as ovelhas no curral número 13 se moveram dessa maneira.
Por enquanto, ainda permanece um mistério a razão que levou as ovelhas a se comportarem dessa maneira. Uma pista é que existe uma doença bacteriana chamada listeriose, que causa esse comportamento em alguns animais.
A listeriose é a doença resultante de uma infecção bacteriana causada pela bactéria listeria monocytogenes, que pode ser encontrada no solo, no iodo e na água. No entanto, não há confirmação de que essa tenha sido a causa desse comportamento das ovelhas.
De acordo com os especialistas, essa doença geralmente está associada a silagem (um alimento volumoso, usado principalmente para bovinos) estragada. A doença inflama um lado do cérebro, e deixa os animais desorientados.
Ovelhas em East Sussex — um condado do sudeste da Inglaterra — causaram um rebuliço semelhante no ano passado, quando foram vistas em círculos concêntricos.