Mesmo que as novas tecnologias proporcionem carregamentos cada vez mais rápidos para celulares, nem todos os modelos são capazes de ter cargas completas em poucos minutos. Por isso, algumas dicas são válidas para que o processo aconteça de forma mais eficiente.
Ative o modo avião
Quando o celular está com o modo avião acionado, algumas de suas funções mais básicas são desativadas, assim como algumas tarefas em segundo plano. Portanto, desta forma o aparelho consumirá menos energia, e sua carga máxima é alcançada de forma mais rápida.
Use o carregador de tomada
Em alguns casos, costuma-se carregar o celular em portas USB de computadores ou outros dispositivos semelhantes, por praticidade. Esta ação é equivocada, já que este tipo de carregamento não é qualificado para entregar o máximo de potência suportada pelos smartphones.
Além disso, o carregamento sem fio não é recomendado nos casos em que é preciso realizar uma recarga mais rápida — afinal, as características da tecnologia não permitem a mesma potência dos cabos físicos.
Use o carregador original
O carregador original quase sempre funcionará melhor, em qualquer modelo de celular. Por outro lado, os adaptadores de origem duvidosa podem funcionar em potências mais baixas que o ideal, causando uma recarga mais lenta — além de oferecerem outros riscos mais sérios como explosões e danos ao celular.
Desligue o celular
Uma alternativa é desligar o celular, já que ele terá sua capacidade máxima de armazenar energia enquanto carrega. Porém, alguns recursos não poderão ser acessados imediatamente, como o gerenciamento de chamadas ou mensagens.
Mantenha o celular em temperaturas controladas
O carregamento é um processo que naturalmente causará algum aumento na temperatura dos smartphones — por isso, os carregadores funcionam de modo a controlar sua operação para evitar acidentes.
Se o celular ficar debaixo do sol, por exemplo, sua recarga poderá ficar mais lenta para manter as condições estruturais do dispositivo: o ideal é somente carregar em lugares fechados e com características térmicas controladas.
Adquira um carregador mais rápido
Em alguns casos, é possível comprar carregadores que funcionam em potência mais alta. Porém, é preciso prestar atenção às capacidades máximas dos smartphones, afinal eles também têm seus limites neste aspecto, e podem ser incompatíveis com os adaptadores mais avançados.
Mantenha uma power bank por perto
Se nenhuma das opções auxiliar na rotina de carregamento, uma alternativa é comprar uma power bank. Acessórios do tipo podem armazenar energia por bastante tempo, de forma portátil e que permite a recarga em qualquer momento do dia.
Fonte: CanalTech