Os organizadores e parceiros da 2ª edição do Pint of Science realizado em Campo Mourão avaliaram que o evento foi novamente um sucesso. Foram três noites, em seis locais, 12 palestras, 458 participantes, com quatro universidades presenciais e 12 voluntários. O movimento financeiro foi de R$ 21.243,00 numa segunda, terça e quarta, dias de pouco movimentos nos bares.
A edição deste ano aconteceu em 27 países e 392 cidades nas noites dos dias 7, 8 e 9 de novembro. Entre as cidades, Manchester na Inglaterra, Roma na Itália, Dusseldorf na Alemanha, Campo Mourão e outras 48 cidades brasileiras. No ambiente do bar, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer temas e pesquisadores científicos de forma bastante descontraída, em linguagem acessível.
O Pint of Science (uma dose de ciência em tradução livre) nasceu em 2012 no Imperial C,llege London, na Inglaterra, por meio de dois pesquisadores que tinham como objetivo levar a ciência de forma mais descontraída para o público comum.
“Todo o evento é realizado por voluntários, da organização aos palestrantes. Os locais também não pagam pra receber o evento. O intuito é fazer com que a população tenha mais conhecimento acerca do que é e a importância de se produzir ciência dentro das universidades”, observa o secretário Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico e coordenador do evento, Eduardo Akira Azuma.
O Pint os Science foi realizado pela UTFPR Campo Mourão, UNESPAR, Faculdade Unicampo, CODECAM, SRI Centro Ocidental, Ecossistema de Inovação, Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo de Campo Mourão, Secretaria de Inovação e Desenvolvimento, com apoio do IDEA5 e Centro Universitário Integrado.