[the_ad_group id="3495"]

Qual é a operadora móvel mais rápida do Brasil depois da chegada do 5G?

A firma de consultoria sobre conectividade mundial Ookla emitiu neste começo de semana mais um relatório sobre as operadoras móveis mais rápidas do Brasil nos últimos três meses. O Speedtest Global Index aponta a quantas anda a velocidade de conexão, e não somente das provedoras, mas do país todo, em geral, que apresentou alta devido à chegada do 5G em todas as capitais.

A varredura do mais recente Speedtest Global Index cobre o terceiro trimestre de 202. “As classificações são baseadas na velocidade média de download para melhor refletir as velocidades que um usuário provavelmente alcançará em um mercado”, segundo a própria Ookla, que usa a presença do software Speedtest nos dispositivos móveis para fazer a coleta desses dados.

Segundo o mais novo levantamento, a Claro se manteve na ponta, com uma velocidade média de download de 37,17 Mbps, diante de 28,25 Mbps da Vivo, que ficou na segunda posição. Em terceiro vem a TIM, com 25,98 Mbps, seguido pela Oi, com 15,72 Mbps.

A latência, que corresponde ao tempo de comunicação entre o servidor da operadora e a chegada dos dados no dispositivo do usuário, apresentou mudanças em relação ao último relatório. A TIM caiu para a terceira posição, com 56 ms, enquanto a Claro e a Vivo assumiram a primeira e segunda colocação, com 45 ms e 50 ms, respectivamente. A Oi permaneceu em último, com 70 ms — vale destacar que são todos números que dobraram em relação à última medição, o que representa um grande aumento na latência durante o período.

Em relação à consistência, que mede o desempenho das operadoras em relação ao mínimo de 5 Mbps de download e 1 Mbps de upload recorrentes durante todo o período de análise, a Claro ficou com 85,9% nos últimos três meses, seguida pela Vivo (82,1%), TIM (81,2%) e Oi (68,9%).

Velocidade média móvel e fixa no Brasil no terceiro trimestre

O Speedtest Global Index também atualizou a situação de conectividade geral no Brasil nos últimos três meses. O país acumulou uma média de 31,52 Mbps de download e 10,71 Mbps de upload em internet móvel, com latência média de 26 ms, na 65ª posição entre os países do mundo todo. Já com relação à banda larga fixa, a média foi de 94,60 Mbps de download e 57,94 Mbps de upload, com latência média de 5 ms, na 32ª colocação mundial.

A pesquisa da Ookla também listou as capitais com as conexões móveis mais rápidas do Brasil nos últimos três meses. Brasília segue em primeiro lugar, com média de 100,52 Mbps para download e 19,86 Mbps para upload, com latência de 17 ms. São Paulo subiu para o segundo lugar, seguido de Curitiba, que caiu para terceiro, como dá para ver abaixo.

Média da velocidade móvel aumentou nas capitais depois da chegada do 5G (Imagem: Divulgação/Ookla)

Vale destacar que houve um grande salto nos números móveis, especialmente por conta da chegada do 5G a todas as capitais brasileiras nos últimos meses. Em Brasília, por exemplo, a média do trimestre passado foi de 29,45 Mbps de download e 11,36 Mbps de upload, enquanto Curitiba e São Paulo ficaram com 28,50 Mbps e 9,36 Mbps e 26,87 Mbps e 9,51 Mbps, respectivamente.

Via: CanalTech

Sair da versão mobile