Prêmio Sebrae Mulher de Negócios divulga ganhadoras da fase estadual no dia 6 de outubro
Valorizar histórias, experiências e a vida como empreendedora. Assim é o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN), que divulga nesta quinta-feira (6), as vencedoras da etapa estadual nas categorias Pequenos Negócios, Microempreendedor Individual (MEI) e Produtora Rural. Ao todo, foram mais de 203 histórias de empreendedoras paranaenses. O evento, que acontece às 19h, em Curitiba, terá também transmissão digital. Os interessados em acompanhar o evento online devem fazer a inscrição pelo link https://bit.ly/3UKWU3z
De acordo com a consultora do Sebrae/PR e coordenadora do Prêmio, Dianalu de Almeida Caldato, o número de inscritas superou as expectativas.
“Isso representa a força da mulher paranaense no empreendedorismo. Vimos histórias fantásticas, de muito empenho e trabalho, que se traduziram em evidências de negócios muito bem estruturados dentro de processos de gestão, de inovação e de comunicação”, contou.
Nesta edição do Prêmio, além da inscrição, para participarem as mulheres tiveram que gravar um vídeo de dois minutos comentando a solução que oferecem ao mercado e as suas trajetórias como empreendedoras.
As participantes foram avaliadas a partir de diversos critérios, entre eles o relacionamento com o cliente; grau de inovação; gestão de pessoas; práticas sustentáveis e inclusivas; processos e operação; entre outros pontos.
As vencedoras de cada categoria receberão troféus e concorrerão na etapa regional, que reúne as ganhadoras dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Após a etapa regional, acontece a nacional, em Brasília, prevista para novembro.
Para Dianalu, o PSMN é uma forma de incentivar e reconhecer o empreendedorismo feminino.
“Elas representam a economia paranaense. São mulheres que, mesmo com dupla jornada, muitas vezes, ainda empreendem e assumem o papel de protagonistas. O Prêmio vem para coroar esse trabalho conjunto”, pontuou.
O evento, que traz como temática “Empreendedora e Mulher, como as duas podem escrever uma história”, terá duas palestras com referências na área do empreendedorismo. A primeira sobre “Comunicação e Storytelling”, com Juliana Karam, e outra sobre “Como equilibrar: a vida de empresária e a vida pessoal?”, com Mônica Carvalho.
Já tradicional e renomado concurso criado pelo Sebrae tem o propósito de reconhecer histórias inspiradoras de empresas lideradas por mulheres. Em todo o Brasil, mais de 80 mil empreendedoras se inscreveram desde a primeira edição, realizada em 2004.
Finalistas da etapa Paraná do PSMN:
Categoria Pequenos Negócios
- Daniela Gavasso Wierzbicki – Coisas D’ Mulher (Cruz Machado)
- Maria Lopes Bonamigo – Restaurante Jeito Mineiro (Curitiba)
- Micheli Cerutti – Pomare Empório (Foz do Iguaçu)
- Rebeca Paciornik Kuperstein – Ploy/ Pernas para que te quero (Curitiba)
- Sandra Baquette – Bolo da Madre (Maringá)
Categoria Microempreendedor Individual
- Kelli Cristina Scherer – Revista Paz (Marechal Cândido Rondon)
- Maria Cristina Cavassin – Spazio Cris (Colombo)
- Melissa Sessak Ribeiro Ceranto – Guiadas para o Sucesso (GPS) (Londrina)
- Renata Naomi Sakamoto – Oficina do Origami (Foz do Iguaçu)
- Valdirene Graciano Ramos – Mais Linda Cabelos Orgânicos (Curitiba)
Categoria Produtora Rural
- Cacilda Zafaneli – Fazenda Ouro Branco (Umuarama)
- Fabiana Castelari Leme – Chácara Castelari (Marialva)
- Franciele Rechembach Haselbauer – Rancho Fundo (Salgado Filho)
- Lucivânia Félix Soares de Melo – Delivery da Lú (Foz do Iguaçu)
- Roseli Teresinha Piekas Capra – Queijaria Vidalat (Francisco Beltrão)
Fonte: Sebrae/PR