Faltando pouco mais de um mês para a Black Friday, uma das principais datas para o varejo no segundo semestre, seis em cada dez brasileiros que têm intenção de comprar produtos na data já estão pesquisando sobre os itens da sua lista de desejos, segundo pesquisa encomendada pelo Google à empresa de pesquisa Offerwise e realizada em outubro de 2022.
O estudo ouviu 500 brasileiros das classes A, B e C e que declararam conhecer a Black Friday. De acordo com a pesquisa, as pessoas declararam já estar pesquisando principalmente sobre eletrônicos, com destaque para consoles e jogos (86%), celulares (85%) e TVs (83%), além de computadores, tablets e periféricos (80%).
Confira, no gráfico abaixo, as principais categorias sobre as quais os consumidores já estão ativamente pesquisando:
Intenção de compra
Nesta pesquisa, a Offerwise também perguntou aos consumidores quais os produtos planejam comprar em categorias populares, como eletrodomésticos e eletroportáteis. No caso de eletrodomésticos, os destaques são fogão e cooktop, desejados por 44% dos entrevistados, seguidos por micro-ondas (40%) e geladeira (38%).
Já entre os eletroportáteis, a mais desejada é a Airfryer, com 56% dos brasileiros com intenções de comprá-la. Em seguida, vêm a batedeira, o liquidificador e o aspirador de pó, desejados por 36% dos entrevistados.
Na análise por classes, o top 3 na lista de eletrodomésticos da classe A e B é um pouco diferente da classe C. Enquanto a primeira deseja fogão e cooktop (56%), ar-condicionado (41%) e micro-ondas (34%), o preferido da classe C é o micro-ondas, apontado por 43% dos entrevistados, seguido por geladeira (42%) e pelo fogão e cooktop (39%).
Entre os eletroportáteis, as classes A e B colocaram em seu primeiro lugar do pódio a Airfryer, com 65% das intenções de compra, enquanto o segundo lugar ficou com a panela elétrica, desejada por 39% e o terceiro com o aspirador de pó (37%). Para a classe C, a Airfryer também é favorita, escolhida por 49%, seguida por grill e sanduicheira (38%) e na terceira posição ficaram empatados batedeira e liquidificador (35%).
Quando o assunto é TV, os aparelhos preferidos pela maioria dos entrevistados das classes A e B (39%) foram os de 51 a 55 polegadas, enquanto os mais desejados pela classe C (26%) foram os equipamentos de 44 a 50 polegadas.
“O estudo traz notícia importante para as marcas: os consumidores já estão iniciando sua jornada de compra e as empresas podem exercer importante papel de ajuda nesse momento de escolha”, diz Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o varejo do Google Brasil. “A pesquisa mostra que até metade dos consumidores ainda não definiu nada sobre os itens que pretende adquirir, como marca, modelo ou onde comprar, abrindo grande oportunidade para que as empresas antecipem essa conversa.”
Copa do Mundo
Em 2022, a Black Friday acontece de forma simultânea à Copa do Mundo e, na pesquisa, boa parte dos consumidores revelou como o Mundial ainda vai impulsionar o consumo: 26% dos entrevistados declararam que devem comprar alimentos; 25% vão comprar bebidas; 19% pretendem comprar roupas e acessórios e 17% vão investir especificamente em moda esportiva.
Há também aqueles que já se anteciparam, aproveitando algumas promoções que já começaram a aparecer. De acordo com o estudo, 21% dos entrevistados disseram que já compraram roupas pensando na preparação para os jogos da Copa.
Entretanto, a maioria dos entrevistados declarou que vai esperar a data para comprar produtos com ticket mais alto, sobretudo, eletrodomésticos (93%) e TVs (92%).