Um ato cívico em frente ao Paço Municipal marcou, na manhã desta segunda-feira (10), a comemoração dos 75 amos de emancipação política de Campo Mourão. Foi em 10 de outubro de 1947, que a cidade emancipou-se de Pitanga, tornando-se município pela Lei 02/47, sancionada pelo governador Moysés Lupion. José Antônio dos Santos foi nomeado prefeito até a instalação do município e a posse de Pedro Viriato de Souza Filho, eleito prefeito com 230 votos.
Durante a cerimônia cívica, foram entregues álbuns de figurinhas sobre a história do município para escolas municipais. Pela primeira vez foi executado em ato público o dobrado “Campo Mourão”, cuja partitura doada pelo maestro Leoni di Biagio, em 1978, foi encontrada pela Fundação Cultural dentro do processo de reorganização interna. A partitura foi oferecida por di Biagio, em 10 de outubro de 1959, quando o município comemorou pela primeira vez seu aniversário.
As bandeiras do Brasil, do Paraná e de Campo Mourão foram hasteadas pelo prefeito Tauillo Tezelli, pelo deputado estadual Douglas Fabrício e pelo presidente do Legislativo municipal, Jadir Pepita. O tradicional “parabéns a você” foi executado por músicos do Conservatório Municipal.
A programação de aniversário terá sequência com missa de ação de graças na Catedral São José (19 horas) e Concerto com músicos convidados no coreto da Praça Getúlio Vargas (20h30). Uma roda gigante patrocinada pelo Supermercado Condor instalada na Praça é uma das novidades. Até o fim do mês as ações de praticamente todas secretarias estarão voltadas ao aniversário, especialmente da Fundação Cultural.
O feriado municipal de aniversário será no dia 17 de outubro, conforme estabelecido em lei municipal, aprovada em 2017 pelo Poder Legislativo. Dois shows artísticos serão realizados na Praça São José: Família Lima (dia 16) e Fernando & Sorocaba (dia 17). A programação completa está neste link.
Confira fotos do evento desta segunda-feira (clique para ampliar):