Ícone do site CRN1.com.br

13 grupos de 12 instituições participaram do Hackathon da Nasa

Um total de 13 grupos, de 12 instituições de ensino diferentes de Campo Mourão, passaram 48 horas (sábado e domingo) desenvolvendo soluções para um dos 23 desafios propostas pela agência espacial americana NASA. A maratona de programação chamada de “Hackathon”, é a maior do mundo e foi realizada simultaneamente em mais de 80 países.

No Paraná, além de Campo Mourão, o evento contou com participação de Foz do Iguaçu, Maringá e Curitiba. Os desafios apresentados foram problemas que variaram de como levar informações sobre o telescópio James Webb para o público leigo, até como fazer um robô sobreviver em vênus por 60 dias.

O evento, denominado Nasa Space Apps, teve a participação de alunos do ensino médio, universitários, professores e profissionais das mais diversas áreas, de estudante de psicologia a professora de inglês, engenheiro, economista, empresário com idades entre 14 e 41 anos.

“Desenvolver este tipo de iniciativa em Campo Mourão é uma forma inovadora de estimular as pessoas a entrarem no mundo da pesquisa, ciência e da tecnologia, assuntos que são essenciais para o progresso de qualquer cidade no mundo de hoje”, observa Célia Furlaneto, presidente do IDEA5, uma das realizadoras do evento.

Para o estudante Miguel Lizier Krul, do Colégio Estadual João de Oliveira Gomes, a experiência foi nova e bastante desafiadora, exigindo uma forma de trabalho em equipe mais eficiente. O empresário Edson Almeida, que veio de Goioerê especialmente para participar do evento, disse que foi uma experiência igualável. “Além da mistura de gerações permitiu sentir-se parte de um ecossistema de inovação e tecnologia que nós no interior não temos muito acesso”, observou.

Nasa Space Apps Campo Mourão foi realizado pela Associação de Empreendedorismo e Inovação – IDEA5, EmpreendeWeek e apoio da startup Appmoove.

Sair da versão mobile