[the_ad_group id="3495"]

Vídeo de ondas colossais em Saint Malo, França, viraliza nas redes; assista

A cidade de Saint Malo, na França, enfrenta ondas gigantes e maré alta.

Vídeos mostrando ondas ‘assustadoras’ viralizam nas redes sociais. Alguns comentários sobre o vídeo se multiplicaram em curiosidade e memes:

“Aí é vista mar de verdade

“A expressão: ‘pé na areia’ aí, é… água na sala!”

Variações de maré

Saint-Malo é uma cidade turística conhecida por ser uma das cidades mais expostas às variações das marés, com o nível do mar que pode até subir até 13 a 15 metros.

A causa da violência marítima pode estar relacionada a certos pontos anfidrômicos, onde a variação vertical do nível da água do mar é nula e aumenta com a distância.

Pontos anfidrômicos

O oceanógrafo Argeu Vanz, pesquisador da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), explica que a maré alta tem grande influência a estes pontos:

“Quanto mais longe do ponto anfidrômico, maior será a maré, e isso explica o que vemos no vídeo. Além da distância, Saint Malo tem um canal próximo, o que faz a maré se amplificar e entrar no canal”.

amplitude da maré em um determinado local da costa depende da distância até os respectivos pontos anfidrômicos, além de características da linha de costa, como extensão e profundidade da plataforma continental, e o formato de canais e estuários, que podem amplificar ou atenuar o sinal da maré.

Ondas colossais

fenômeno das marés ao longo do Canal da Mancha em Saint-Malo é amplificado dramaticamente, já que a baía em que a cidade está localizada é preenchida tanto com a água do Oceano Atlântico quanto com a do rio Rance, sob a força da atração gravitacional da Lua.

  • A posição geográfica;
  • a altura do fundo do mar;
  • a grande diferença de altura entre a maré baixa e a maré alta;
  • e a posição dos baluartes do quebra-mar, logo abaixo dos edifícios,

fazem com que em condições de tempestade a água rebenta com uma violência sem precedentes, dando vida ao espetáculo das ondas colossais, capazes de fazer desaparecer toda a fachada dos edifícios sob montanhas de espuma branca.

O local é tão importante que teve um livro (“Toda Luz que não podemos ver”, de Anthony Doerr) que tem como cenário Saint Malo.

Veja estas impressionantes imagens do fenômeno:

Via: Green Me

Sair da versão mobile