A votação será realizada das 8h às 17h, pelo horário de Brasília
Neste domingo acontece o primeiro turno das eleições gerais de 2022. A votação será realizada das 8h às 17h, pelo horário de Brasília. No Brasil, o voto é obrigatório para os alfabetizados entre 18 e 70 anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e para quem tem 16 ou 17 anos.
O eleitor deve levar um documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.
O TSE orienta que as pessoas levem também o título de eleitor, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral. Também é possível baixar o e-Título, disponível para download no Google Play Store e na Apple Store.
O cidadão que souber o local de votação pode votar sem título de eleitor, levando apenas um documento oficial com foto.
Assim que urna for habilitada, a ordem de votação será a seguinte:
– Deputado Federal, com quatro dígitos;
– Deputado Estadual, com cinco dígitos (nos dois casos, o eleitor pode optar por votar apenas na legenda, digitando somente os dois números do partido);
– Senador, com três dígitos (nesta eleição é apenas um voto para senador; nas eleições de 2018 cada Estado escolhia dois de seus senadores);
– Governador, com dois dígitos;
– Presidente, também com dois dígitos.
Nas eleições de 2022 o horário foi unificado de acordo com o horário de Brasília. Todas as seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h do horário de Brasília. Ou seja, cidades em fusos diferentes devem se adequar ao horário da capital federal.
A divulgação dos resultados começará às 17h
Com a unificação do horário de votação, a apuração dos resultados para todos os cargos deve iniciar a partir das 17h da hora oficial de Brasília. Importante lembrar que a votação termina às 17h, mas eleitores que ainda estiverem na fila para votar após esse horário poderão exercer o direito ao voto.
Vale lembrar que a eleição só será finalizada – para presidente e governador – em primeiro turno se o vencedor obtiver pelo menos 50% mais um dos votos válidos – ou seja, descontados os votos brancos e nulos e as abstenções (quando o eleitor não comparece para votar).
Confira as propostas dos candidatos à Presidência.
Via: Agrolink