[the_ad_group id="3495"]

Em C. Mourão, prorrogada campanha de vacinação contra poliomielite até dia 30

O Ministério da Saúde prorrogou, até o dia 30 de setembro, a Campanha Nacional de Vacinação que tem como foco a paralisia infantil. A medida foi motivada pela baixa adesão da população. Pelo levantamento do MS, no país apenas 34% do público-alvo de 1 a 4 anos tomou a vacina contra a poliomielite. Em Campo Mourão o percentual até agora não chegou a 43 por cento (a meta é 95 por cento).

O Brasil é considerado país livre da poliomielite desde 1994, mas, com a baixa adesão vacinal, médicos alertam para os riscos de volta da doença. “Não tem cabimento corrermos o risco de ter de volta uma doença que pode ser evitada com medicamento oferecido gratuitamente”, observa o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, ao advertir sobre a responsabilidade dos pais.

Estão disponíveis 18 imunizantes contra várias doenças e, por isso, outro objetivo da ação é vacinar também adolescentes menores de 15 anos, conforme o Calendário Nacional. A campanha coincide com a imunização contra a Covid-19, que está em andamento. Por isso o Ministério reforça que as vacinas contra Covid podem ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais, na população a partir de 3 anos de idade.

ESTRATÉGIAS – Várias estratégias foram adotadas pelo município para que as crianças tenham oportunidade de receber o imunizante. Dois sábados (20 de agosto e 3 de setembro) houve atendimento para vacinação em UBS e na praça central. Nesta quinta e sexta-feiras (8 e 9) haverá vacinação nos CMEIs. As direções foram comunicadas antecipadamente para que os pais ou responsáveis levem as carteiras de vacinação.

Até o dia 30 de setembro a sala de vacina do CSU irá funcionar das 7h30 às 19 horas. Nas Unidades de Saúde Urupês, Cohapar e Alvorada o atendimento será das 7h30 às 17 horas.

Sair da versão mobile