[the_ad_group id="3495"]

Em C. Mourão, educadores municipais recebem treinamento para trabalhar com alunos autistas

Cerca de 600 educadores da rede municipal de Educação passaram por mais uma etapa de um treinamento voltado ao trabalho com alunos diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A formação foi realizada nesta quinta-feira (29), no Teatro Municipal.

Segundo a gerente pedagógica e da Educação Especial e Inclusão, Ana Kaffa, o intuito é preparar os professores e pedagogos para enxergar, analisar como a criança aprende e assim planejar adequadamente as atividades pedagógicas. Atualmente cerca de 160 alunos do município estão laudados com o TEA. “É um público que só vem aumentado”, sintetiza a gerente.

O trabalho da Secretaria Municipal de Educação voltado ao autismo conta com equipe especializada e um programa criado em 2018 por Lei Municipal. Este ano o município passou a contar também com espaço de atendimento especializado na Saúde, o AMPARA.

“Hoje é possível detectar os primeiros sinais em crianças desde o berçário, o que permite a intervenção precoce para crianças com risco de sofrimento psíquico”, informa Ana. Ela acrescenta ao detectar os sinais, a criança é encaminhada para a equipe técnica da Secretaria de Educação para que se inicie um processo de avaliação com diferentes profissionais, até ser encaminhado ao médico.

A partir do diagnóstico de autismo, a criança é encaminhada para as salas de estimulação sensorial e para os atendimentos de saúde, agora no AMPARA, com fonoaudiologia e terapias na área da saúde. “A partir dos 4 anos temos as salas multifuncionais em contraturno para atendimento com professor especialista. Dentro da sala de aula o encaminhamento é acompanhado pelo professor e equipe pedagógica para a adaptação curricular, com estagiários e professores de apoio”, esclarece a gerente. 

Sair da versão mobile