Neste feriado de 7 de setembro, a Associação Sou Arte (Asa), de Campo Mourão, vai levar 24 jovens participantes do seu projeto social “Arte que Transforma” para assistir ao ensaio geral do espetáculo “Bazzar”, que o Cirque du Soleil vai estrear quinta-feira (8/9) em São Paulo. Até o final do mês de novembro, a companhia mundialmente conhecida vai apresentar o espetáculo no Parque Villa Lobos, na capital paulista.
A Associação Sou Arte recebeu a doação dos convites para o ensaio do espetáculo por fazer parte da Rede Circo do Mundo Brasil. Na seleção dos participantes do projeto social que viajarão a São Paulo para assistir ao espetáculo foram levados em conta vários critérios. Entre eles, a assiduidade às atividades do projeto e foco nas ações desenvolvidas.
Acompanhados por monitores da Associação Sou Arte, os jovens embarcam para São Paulo às 5 horas da manhã desta quarta-feira. O retorno do grupo para Campo Mourão será logo após o encerramento do ensaio geral do Cirque du Soleil. A viagem do grupo teve o apoio da Cristófoli Biossegurança, Jurema Águas Quentes, Piacentini Corretora de Seguros, Colacril, Posto Andrade, Fruto Maduro, Carreira Supermercado, Tintas Modelo, Depósito Tarumã, Ferragens Central e AQuatro Suprimentos.
Cirque du Soleil
Criado por 20 artistas de rua, em 1984, o Cirque du Soleil revolucionou as artes circenses e virou fenômeno mundial, graças a uma mistura de trajes de última geração, música cativante e encenação surpreendente que resulta em uma experiência teatral única.
Até agora foram 42 produções, assistidas por mais de 190 milhões de espectadores em cerca de 450 cidades em 60 países. O Cirque du Soleil emprega atualmente mais de 4.000 funcionários, incluindo 1.400 artistas, de quase 50 países.
A história do novo espetáculo – inédito no Brasil – se passa em um grande bazar e reúne acrobatas, dançarinos e músicos guiados por um maestro. Os números remetem às apresentações favoritas dos fundadores do circo, como cuspidores de fogo e pernas-de-pau. “Bazzar” também é uma homenagem aos primórdios do Cirque du Soleil, quando uma trupe intimista de artistas de rua há mais de 30 anos surpreendeu multidões.
O espetáculo fará temporada em São Paulo até o dia 27 de novembro. Em seguida parte para o Rio de Janeiro, onde faz temporada, de 8 a 31 de dezembro, no estacionamento do Riocentro.
“Arte que Transforma”
O projeto social “Arte que Transforma” é desenvolvido pela Associação Sou Arte e atende gratuitamente a cerca de 40 crianças e jovens na faixa de 12 a 17 anos e 11 meses, com o desenvolvimento de atividades três vezes por semana. Os participantes têm aulas de circo e dança, além de atendimento psicoterapêutico em grupo.
Eles são recrutados através das escolas e também indicados por outros projetos sociais. As atividades acontecem na unidade da Associação Sou Arte localizada na área central de Campo Mourão e a ação é financiada com recursos obtidos pela campanha anual de retenção do Imposto de Renda Devido, através do Fundo Municipal da Criança e Adolescente.
Raquel Cruz é a presidente da Associação Sou Arte, que tem Guilherme Lima como vice-presidente. Fábio Santos é o coordenador executivo.