Notícias

Profecias sobre Jesus no Antigo Testamento que se realizaram

O Messias é mencionado em vários livros do Antigo Testamento, mas estas não eram apenas meras descrições de um salvador em potencial que seria enviado por Deus – o Velho Testamento inclui numerosas profecias sobre o Messias. O mais fascinante de tudo é que muitas dessas profecias se cumpriram e podemos encontrar evidências disso em vários livros do Novo Testamento. De acordo com esses relatos bíblicos, Jesus Cristo era de fato o Messias descrito nos livros antigos.

Confira abaixo algumas profecias mais relevantes:

O Messias nasceria de uma mulher

A profecia de que o Messias nasceria de humana pode ser encontrada em Gênesis 3:15. Mateus 1:20 e Gálatas 4:4 confirmam isso. Este último diz “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei”.

O Messias nasceria em Belém

Belém foi o local de nascimento de Jesus e isso foi profetizado no Antigo Testamento, mais especificamente em Miquéias 5:2, que diz: “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” O local de nascimento de Jesus é confirmado em Mateus 2:1 e Lucas 2:4-6.

O Messias viria de uma virgem

Maria como virgem e mãe de Jesus é descrita no Antigo Testamento em Isaías 7:14, que diz “[…] Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho […]” A profecia é então cumprida em Mateus 1:22-23 e Lucas 1:26-31.

O Messias viria da linha de Abraão

Tanto em Gênesis 12:3 quanto em Gênesis 22:18, isso é mencionado. No segundo, podemos ler: “E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.” Mateus 1:1 então confirma isso na Genealogia de Jesus, o Messias. E Romanos 9:5 também.

Seria descendente de Isaque

Gênesis 17:19 menciona que os descendentes de Isaque carregarão uma aliança eterna com Deus. Gênesis 21:12 também toca neste assunto. Lucas 3:34 então confirma a ascendência de Jesus como filho de “[…] Judá de Jacó, e Jacó de Isaque, e Isaque de Abraão, e Abraão de Terá, e Terá de Nacor”.

Seria descendente de Jacó

Números 24:17 diz que “uma estrela procederá de Jacó”. Mateus 1:2 nos mostra que a profecia se concretizou.

Ele viria da tribo de Judá

“O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos”, pode ser lido em Gênesis 49:10. Lucas 3:33 chama Jesus de “filho de Judá”, e Hebreus 7:14 confirma isso.

O Messias seria herdeiro do trono do rei Davi

2 Samuel 7:12-13 e Isaías 9:7 profetizam isso. Este último diz “Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto”. Lucas 1:32-33 diz que “Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.” Romanos 1:3 confirma a ascendência de Jesus ao rei Davi.

Passaria um tempo no Egito

“Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei a meu filho”, lê-se em Oséias 11:1. Mateus 2:14-15 no Novo Testamento confirma: “E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de noite, e foi para o Egito. E esteve lá, até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho.”

Um massacre de crianças aconteceria no local de nascimento do Messias

Jeremias 31:15 prevê o massacre dos inocentes. O cumprimento da profecia é então confirmado em Mateus 2:16-18. A profecia era a seguinte: “Assim diz o Senhor: Uma voz se ouviu em Ramá, lamentação, choro amargo; Raquel chora seus filhos; não quer ser consolada quanto a seus filhos, porque já não existem.”

Um mensageiro prepararia o caminho do Messias

Isaías 40:3-5 diz que “a glória do Senhor se manifestará”. E isso realmente aconteceu, como descrito em Lucas 3:3-6: “E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados; Segundo o que está escrito no livro das palavras do profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; Endireitai as suas veredas.”

O Messias seria rejeitado por seu próprio povo

Tanto Salmos 69:8 quanto Isaías 53:3 profetizaram como Jesus seria “desprezado e rejeitado pela humanidade” (citando o último). Então, no Novo Testamento, João 7:5 afirma: “Até mesmo seus próprios irmãos não acreditavam nele.”

O Messias seria um profeta

“O Senhor teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis”, diz Deuteronômio 18:15. Uma profecia que foi confirmada nos Atos 3:20-22.

O Messias seria declarado Filho de Deus

Salmos 2:7 diz: “Proclamarei o decreto: o Senhor me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei”. Em seguida, em Mateus 3:16-17, após o batismo de Jesus, Deus diz: “E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.”

Messias traria luz à Galileia

“O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz”, lê-se em Isaías 9:1-2; uma profecia confirmada em Mateus 4:13-16.

O Messias falaria em parábolas

Tanto Isaías 6:9-10 e Salmos 78:2-4 (“Abrirei a minha boca numa parábola; falarei enigmas da antiguidade”) mencionam essa profecia. A profecia, por sua vez é confirmada em Mateus 13:34-35 e Jesus explica por que ele fala em parábolas em Mateus 13:10-15.

Messias seria enviado para curar os contritos de coração

“O Senhor me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos”, pode ser lido em Isaías 61:1-2. O cumprimento desta profecia é descrito em Lucas 4:18-19.

O Messias seria um sacerdote da ordem de Melquisedeque

Apesar do versículo “Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote” (Hebreus 5:5-6), a mensagem de Deus estava lá nos Salmos 110:4: “Jurou o Senhor, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.”

O Messias seria traído

Salmos 41:9 diz: “Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu tanto confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar.” Este tópico também é abordado em Zacarias 11:12-13. Tanto Lucas 22:47-48 quanto Mateus 26:14-16 descreveram a traição de Judas.

Seria falsamente acusado

“Falsas testemunhas se levantaram; depuseram contra mim coisas que eu não sabia”, lê-se em Salmos 35:11. E então encontramos “E, levantando-se alguns, testificaram falsamente contra ele” em Marcos 14:57-58.

Messias seria cuspido e mal-tratado

Isaías 50:6 diz: “As minhas costas ofereci aos que me feriam, e a minha face aos que me arrancavam os cabelos; não escondi a minha face dos que me afrontavam e me cuspiam.” Em seguida, Mateus 26:67 confirma: “Então cuspiram-lhe no rosto e lhe davam punhadas, e outros o esbofeteavam.”

Seria odiado sem motivo

Tanto Salmos 35:19 quanto Salmos 69:4 confirmam que o Messias passaria por isso. O último diz: “Aqueles que me odeiam sem causa são mais do que os cabelos da minha cabeça”. João 15:24-25 detalha o cumprimento da profecia.

Seria crucificado junto com criminosos

Isaías 53:12 menciona que o Messias seria crucificado ao lado de criminosos, o que é confirmado em Mateus 27:38 (“E foram crucificados com ele dois salteadores, um à direita, e outro à esquerda”). Vemos isso de novo em Marcos 15:27-28.

Dariam vinagre para o Messias beber

Salmos 69:21 diz: “Deram-me fel por mantimento, e na minha sede me deram a beber vinagre.” Mateus 27:34 e João 19:28-30 confirmam: “Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja, e, pondo-a num hissopo, lha chegaram à boca.”

Mãos e pés do Messias seriam perfurados

“Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés” (Salmos 22:16). Zacarias 12:10 também menciona esta profecia. João 20:25-27 então confirma sua realização.

O Messias seria enterrado com os ricos

Isaías 53:9 menciona que o Messias seria posto em “sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte”. Mateus 27:57-60 confirma que foi isso o que acontece com Jesus.

Ressuscitaria dos mortos

A ressurreição do Messias é mencionada tanto em Salmos 16:10 quanto em Salmos 49:15. No Novo Testamento, a ressurreição de Jesus é confirmada em Mateus 28:2-7 e em Atos 2:22-32.

Subiria aos Céus

A ascensão de Cristo foi profetizada nos Salmos 24:7-10, e mais tarde confirmada no Novo Testamento em Marcos 16:19 e Lucas 24:51, este último diz: “E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu.”

Sentaria à direita de Deus Pai

Em Salmos 68:18 e Salmos 110:1 esta profecia é mencionada. Este último diz: “Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.” Então Marcos 16:19 diz: “Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.” Além disso, Mateus 22:44 também faz referência a esta profecia.

O Messias se sacrificaria pelos pecados

A profecia pode ser encontrada em Isaías 53:5-12, parte da qual diz: “Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades.” Romanos 5:6-8 confirma o cumprimento desta profecia: “Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. […] Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.”

Via: MSN

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios