Van que levava os professores atingiu a traseira de um caminhão que transportava leite
Duas professoras que morreram no gravíssimo acidente na BR-376, em Palmeira, Campos Gerais do Paraná, na noite de quinta-feira (11), foram identificadas na manhã desta sexta-feira (12). Elas são Maria Aparecida Lúcia da Cunha e Andreia Aparecida Lemes Santana. As duas são de Barra do Jacaré, cidade do Norte Pioneiro do Estado.
O destino das professoras era um evento do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), em Curitiba. A van que levava os professores atingiu a traseira de um caminhão que transportava leite.
A professora Maria Aparecida tinha 57 anos. Ela chegou a ser socorrida, mas morreu a caminho do Hospital do Rocio, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
Maria Aparecida lecionava na cidade onde morava e estava prestes a se aposentar. Ela também era presidente da APAE e sindicalista da APP. Já a professora Andreia era agente educacional e atuava no Colégio Estadual Maria Francisca de Souza.
As outras cinco pessoas mortas também tiveram as identificações informadas, entre elas o motorista da van. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico-Legal (IML) de Ponta Grossa. Além deles, outras três pessoas, um homem e duas mulheres, foram encaminhadas a hospitais.
Veja o nome das vítimas:
Mortos:
- Andreia Lemes Santana, de Barra do Jacaré
- Maria Aparecida Lucia da Cunha, de Barra do Jacaré
- Ederson Camiloti, de Santo Antônio da Platina
- Joana Darc Franco Bertoni, de Santo Antônio da Platina
- Lucilene Prates Tomas Saidler, de Santo Antônio da Platina
- Silvia Regina Gomes, de Santo Antônio da Platina
- Miguel Henrique de Souza Melo, o motorista
Feridos:
- Maria das Graças de Oliveira, de Cambará
- Juliano Cesar Teixeira, de Cambará
- Fernanda S. Nogueira Teixeira, de Cambará
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a sede da empresa proprietária da van é a cidade de Jacarezinho, no Norte Pioneiro do Estado.
Paraná em luto
A Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná (Seed-PR) disse, em nota, que está em luto e declarou luto oficial na educação pelos próximos três dias. “A morte de um grupo de professores e professoras da rede estadual choca e entristece todo o Estado do Paraná”.
A Seed disse que se solidariza com as vítimas, seus familiares, seus alunos, suas escolas seus colegas de trabalho e com a APP. “Além disso, a secretaria informa que está trabalhando com os outros órgãos do governo estadual para apoiar tanto o resgate das vítimas quanto o apoio médico doa sobreviventes”.
Através das redes sociais, o governador Ratinho Junior manifestou pesar pelo acidente. “Que Deus conforte suas famílias, amigos e alunos. Desejo plena recuperação aos profissionais que ficaram feridos”.
Compromisso em Curitiba
O grupo de professores seguia do interior do Paraná para a 8ª Conferência Estadual de Educação do APP Sindicato, programada para sexta-feira (12) e sábado (13). O evento, que reúne cerca de 500 delegados de todas as regiões do Paraná.
Em nota, a APP Sindicato lamentou o trágico acidente. Segundo o sindicato, a direção acompanha a situação desde a primeira hora da manhã e prestará todo o auxílio necessário às famílias das vítimas, ainda em fase de identificação. “Confirmamos que a van trazia a delegação de Cambará. A programação da 8ª Conferência será reavaliada”.