Primeiro espetáculo foi apresentado em Braço do Norte (SC)
Na noite de segunda-feira (22/8), a Associação Sou Arte (Asa), de Campo Mourão, apresentou o espetáculo “Cooperação em Família” para cerca de 800 moradores do município catarinense de Braço do Norte e de municípios vizinhos. Foi à estreia da turnê que vai levar o espetáculo inédito a nove cidades de Santa Catarina e uma do Rio Grande do Sul até o dia 2 de setembro.
A primeira apresentação, muito aplaudida pelo público, foi realizada no Parque de Exposições Humberto Oenning. Também o prefeito de Braço do Norte, Beto Kuerten Marcelino, elogiou a produção da companhia mourãoense. “Incrível. Mais uma vez Braço do Norte foi palco de uma atração artística de nível. Obrigado aos organizadores por terem escolhido Braço do Norte”, acentuou.
O projeto, que tem a Associação Sou Arte como executora, é uma realização do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura/Secretaria Especial da Cultura. O patrocínio é da Cooperalfa e a apresentação em Braço do Norte teve o apoio da Prefeitura, através das secretarias de Agricultura, da Educação e de Desenvolvimento Econômico (por intermédio do Departamento de Turismo e Cultura).
O roteiro da turnê inclui apresentações gratuitas também nas cidades de Canoinhas (SC), Erechim (RS), Chapecó (SC), Planalto Alegre (SC), Xaxim (SC), Coronel Freitas (SC), Quilombo (SC), Campo Erê (SC) e São Miguel do Oeste.
Cooperação em Família
O espetáculo “Cooperação em Família” envolve circo, teatro e dança. Com cenários, figurinos e adereços marcantes, o espetáculo reforça a importância do trabalho cooperativo e colaborativo “respeitando o papel de cada membro de uma família”, sua faixa etária, responsabilidades, compromissos, bem como a hierarquia, valorizando a formação, relação e convivência entre os membros. Tem uma linguagem de fácil entendimento e compreensão do conteúdo.
Na produção são apresentadas situações de conflito que buscam a reflexão sobre os conteúdos principais, buscando envolver o público numa história divertida e informativa. São ressaltados os valores e os princípios da cooperação, que devem estar presentes entre as famílias, de modo a acentuar a relação e importância que elas têm dentro de uma comunidade.
A peça busca ainda despertar a reflexão para que cada um entenda o seu papel e sua responsabilidade com a possibilidade de formar indivíduos mais comprometidos e proativos ao exercer suas tarefas e obrigações na construção de um mundo melhor.