Depois de 23 anos, Campo Mourão volta a sediar a competição, de 11 a 14 de novembro
Apontada como a maior competição de profissionais liberais do país, os Jogos dos Contabilistas do Paraná (Jocopar) serão novamente disputados em Campo Mourão, no período de 11 a 14 de novembro próximo. A competição, que surgiu em 1993, foi realizada em Campo Mourão, pela primeira vez, em 1999.
O Jocopar é uma realização da Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar) e a organização da edição 2022 está a cargo do Sindicato dos Contabilistas de Campo Mourão e Região (SinConCam). Será a 28º edição da competição exclusiva para profissionais da contabilidade do estado. Apenas profissionais da contabilidade com registro no CRCPR podem participar.
O tradicional evento esportivo contábil tem como objetivo incentivar a prática de esportes, bem como promover a integração entre a categoria. Delegações dos 17 sindicatos de contabilistas existentes no Paraná estarão em Campo Mourão para disputar a competição que acontece anualmente. É esperada a participação de cerca de 600 contadores e técnicos de contabilidade oriundos de todas as regiões do estado. Nos últimos dois anos não foi realizada em razão da pandemia de Covid-19.
Em duas edições da competição, o Sindicato dos Contabilistas de Campo Mourão e Região (SinConCam) foi campeão geral: 1998 e 1999.
Renúncia Fiscal
Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem destinar parte do imposto de renda devido para o projeto de renúncia fiscal do Jocopar. Várias empresas já aderiram formalmente ao projeto e as negociações com várias outras continuam em andamento.
Para as pessoas jurídicas, o limite de dedução possível é de até 1 por cento para projetos esportivos. Podem apoiar as empresas que são tributadas pelo lucro real e o valor apurado para incentivo fiscal terá abatimento de 100 por cento. Já para as pessoas físicas, o limite de dedução é de até 6 por cento, cumulativamente com os incentivos à cultura, idoso e FIA. Somente podem apoiar as pessoas físicas que apresentem a declaração no modelo completo.