De janeiro a junho Campo Mourão manteve saldo positivo de empregos, na análise dos números de demissões e admissões. Os dados do mês de junho foram divulgados na semana passada pelo Ministério da Economia por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O saldo foi de 271 novos postos de trabalho (1.210 admissões e 939 desligamentos).
Segundo boletim do Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codecam) e a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seidec) pelo segundo mês consecutivo Campo Mourão ficou em 9º lugar do Paraná em saldo positivo de empregos e em 2º lugar entre as cidades do Estado com até 100 mil habitantes.
O bom desempenho na geração de empregos demonstra a retomada da atividade econômica em 2022. Os dados do Novo Caged apontam que, dos 271 novos postos de trabalho e junho, 129 foram ocupados por homens e 142 por mulheres. No que se refere a faixa etária, 51% possuem idade entre 18 a 24 anos. “Nota-se uma alta absorção do público jovem no mercado de trabalho”, observa o secretário municipal da Seidec, Eduardo Akira Azuma.
Ainda segundo o Codecam/Seidec, o crescimento no saldo de empregos foi impulsionado principalmente pelo setor da indústria, que gerou 126 novos postos de trabalho, seguido do setor de serviços (104 novos postos de trabalho), comércio (25 novos postos de trabalho) e construção (17 novos postos de trabalho).
De janeiro a junho deste ano, o município apresentou um saldo acumulado de 1.051 novos postos de trabalho, sendo o setor de serviço o que mais contribui para a geração de empregos, sendo 542 no total, seguido da indústria (260 novos postos de trabalho), comércio (149), construção (76) e agropecuária (24).