Tudo bem ficar de pilequinho de vez em quando, ou até beber as dores das perdas ou beber até um pouco além da conta para comemorar uma conquista. A bebida faz parte do nosso meio social, mas o exagero e não saber a hora de parar pode trazer sérias consequências para sua saúde.
Confira agora 10 sintomas do alcoolismo que indicam que é hora de procurar ajuda:
* Beber sozinha(o) ou fora de situações sociais
A bebida real socializa as pessoas, mas se você já não se importa de está em um meio social para beber, sem motivo nenhum, apenas por vontade. É hora de vigiar.
* Não se importa com presença de amigos e familiares
Continua a beber mesmo quando percebem que estão se afastando da família e dos amigos. A presença ou ausência não influência em nada seu desejo pelo álcool.
* Se irrita com facilidade e até fica agressivo (a)
Demonstrar agressividade quando confrontado. Você se irrita quando alguém tenta mostrar que há um excesso acontecendo.
* Bebe escondido
Não adianta porque o álcool deixa rastros, mas mesmo assim, o alcoólico mente ou omite que está bebendo, e o faz escondido.
* Não consegue parar mesmo embriagado (a)
Ter dificuldades para parar de beber mesmo estando embriagadas. É a tal da saideira que nunca acaba.
* Fica nervoso(a) só de pensar na possibilidade de ter que controlar a bebedeira
Só de pensar que você terá que largar a bebida por um tempo ou definitivamente, seja para cuidar de saúde, um propósito de vida. Prefere arcar com as consequências do que cuidar de si.
* Apresentar paranoia e alucinações
O álcool atua no centro nervoso do cérebro é comum AVC, Derrames e entre outros problemas em pessoas alcoólicas. Em alguns estágio da embriaguez a pessoa pode apresentar paranoias e alucinações, que podem ser estender nos momentos de sobriedade.
* Arrumar esconderijos para as bebidas
Tentar esconder as evidências do consumo de bebidas alcoólicas; esconder garrafas, tentam disfarçar o hálito com balas, doces. E negam quando descobertos.
* Saúde afetada
Apresentar sinais preocupantes, como perda de memória, tremores, insônia e falta de apetite.
* Necessidade de doses ou bebidas mais fortes
Necessidades de altas doses de álcool para poder sentir o efeito da bebida. Geralmente evoluem para bebidas de maior teor alcoólico.
Via: Lista 10