Vários pneus foram descartados irregularmente neste fim de semana no canteiro central da Avenida Jorge Walter, em frente ao Residencial Sol Vermelho. Após receber a denúncia de vizinhos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem Estar Animal (SEMA) fez a retirada dos pneus do local nesta segunda-feira (11) para dar a correta destinação.
“Mais uma vez constatamos essa prática absurda de desrespeito ao meio ambiente. Nossa cidade registrou mais de 1.000 casos de dengue e mesmo assim pessoas sem nenhuma responsabilidade ainda praticam ações como essa”, observa a secretária Shelly Nogueira, ao lembrar que pneus estão entre os principais criadouros do mosquito Aedes aegypti.
A SEMA tem recebido várias denúncias da população quanto a descarte irregular de resíduos. “Vamos agir contra os infratores, pois isso é crime, passível de multa”, reforça a secretária. Ela explica que em Campo Mourão a empresa Prado Pneus recebe esse tipo de produto para o descarte correto.
A secretária alerta que a legislação municipal prevê multa direta, mesmo sem notificação, que pode variar de R$ 50,00 a R$ 50 milhões ao infrator. Denúncias podem ser feitas à Ouvidoria Municipal pelo telefone 156 ou pelo aplicativo Colab. “Se tiver foto ou vídeo que identifique o infrator não é necessário flagrante para emissão da multa”, explica a secretária.