Entramos na segunda metade de 2022 e a Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores divulga números totalizados das vendas de automóveis no Brasil. Disparada na ponta, a Strada, picape leve da Fiat, segue em velocidade de cruzeiro. Atrás, modelos compactos de dois volumes e SUVs disputam posições.
Renovada há dois anos, a picape Strada é um daqueles casos de sucesso que podem render tese de pós-graduação em consumo – e marketing. Ela é líder absoluta, entre todos os tipos de veículos, com 51.047 unidades vendidas de janeiro até aqui.
Uma boa explicação é que, como está disponível em configuração de cabine simples (mais voltada para o trabalho propriamente dito) e dupla (que também serve como carro de passeio e ainda tem pinta de aventureira/SUV), conquistando assim dois tipos distintos de compradores ao mesmo tempo.
Com 42.777 carros vendidos, quem ocupa a segunda posição é o Hyundai HB20 hatch. Queridinho de jovens mães e pais de família e de frotistas (especialmente locadoras) há tempos, o “agabê” é, antes de tudo, prático e confiável.
E olha que ele vendeu tudo isso ainda com aquela frente, hum, “diferente” de sua última atualização e que, esta semana, foi mudada para outra com um desenho bem menos polêmico e mais harmonioso, que deve agradar ainda mais gente.
Outro dois volumes urbano e compacto vem em terceiro, o Chevrolet Onix. Com 33.854 emplacamentos no semestre, o carro ainda teve seu desempenho comercial um pouco prejudicado pela escassez de semicondutores, que seguem limitando parcialmente sua produção.
Por outro lado, somando as vendas do hatch com as do seu irmão sedã, o Plus (9º colocado nesta lista), chega-se a 60.796 unidades, enquanto seu arquirrival HB20 com opções de dois e três volumes (esta, a 22ª colocada) somadas, perde com 58.221.
O VW T-Cross, com seus 32.712 compradores, é o primeiro SUV da lista, na quarta posição – mais honrosa se lembrarmos que ele custa mais que os dois acima. Foi lançado em 2019, como primeiro utilitário esportivo nacional da marca, depois de longa espera.
Desde então tem agradado, embora poucas alterações realmente significativas tenha recebido desde então. Costuma ser elogiado pelo bom espaço interno e desempenho, e agrada bastante a legião dos consumidores fiéis da marca no Brasil.
Em quinto lugar, o Fiat Mobi é uma espécie de penúltimo dos moicanos, dividindo como Renault Kwid (o 14º do ranking) a prateleira dos subcompactos urbanos “de entrada” no Brasil. Para se manter em boa posição, incorporou itens básicos de conforto e conveniência.
Oferece o que se espera dele: praticidade, baixo consumo e pouca despesa, tem um desenho simpático e, sem fazer grandes malabarismos de marketing, chegou às 31.455 unidades vendidas nos seis primeiros meses de 2022.
O Jeep Compass ocupa o sexto lugar, com 30.926 emplacamentos, provando que nem sempre o preço é o que define uma compra. Não fosse assim, estaria atrás de seu irmão menor, o Renegade, que está em 11º.
Espaçoso, confortável e muito bem-acabado, esse utilitário de tamanho médio ganhou muito quando recebeu um motor mais moderno (1.3 turbo t270), potente e econômico como opção. O Renegade recebeu o mesmo upgrade um tempo depois e tende a chegar mais perto do irmão na próxima tabela.
Outro SUV que tem grande vocação familiar, o Hyundai Creta, vem logo em seguida, com 29.166 unidades emplacadas. Com uma geração nova nas lojas (e uma versão apenas da anterior), mantém a boa posição e a boa fama.
Em oitavo lugar, mais um SUV compacto: o Chevrolet Tracker. De todos os concorrentes, ao lado do Fiat Pulse (12º na tabela), talvez seja o que “mais parece um carro comum” a quem o dirige. Ele oferece o visual altinho dos esportivos utilitários, mas mantendo a dinâmica (e o consumo) de um bom hatch médio-compacto e vendeu 26.970 unidades.
Seu já mencionado irmão de três volumes, o Onix Plus, vem em nono, com 26.942 chaves entregues a novos donos, mostrando que ainda há um público considerável para sedãs, bem além dos motoristas de aplicativo, taxistas etc.
Fechando a primeira dezena vem a picape média Fiat Toro, com impressionantes 25.866 unidades. Bem aceita pelo público desde seu lançamento, ela foi a primeira da família FCA a receber o motor flex T270, que a deixou mais esperta e menos sedenta.
Com boa gama de versões (4×2 e 4×4 a diesel) e preços, navega firme no segmento das picapes, mordendo com gula (como a irmã menor Strada) a faixa dos esportivos utilitários. Para quem tem uma vaga comprida na garagem e um sítio, talvez seja hoje o melhor custo-benefício.
1º – Fiat Strada – 51.047 unidades
2º – Hyundai HB20 – 42.777
3º – Chevrolet Onix – 33.854
4º – Volkswagen T-Cross – 32s712
5º – Fiat Mobi – 31.455
6º – Jeep Compass – 30.926
7º – Hyundai Creta – 29.166
8º – Chevrolet Tracker – 26.970
9º – Chevrolet Onix Plus – 36.942
10º – Fiat Toro – 25.866