Notícias

Olhos assustadores! Veja curiosidades sobre o “peixe-frankenstein”

Também chamado de tubarão-fantasma, ele tem aparência gelatinosa, olhos grandes, além de um formato que lembra o de um tubarão

Depois do pescador norueguês Roman Fedorstov compartilhar uma foto do animal no seu perfil do Instagram e surpreender os seguidores, a busca por informações sobre o curioso peixe-frankenstein aumentou. Ele é conhecido, também, como tubarão-fantasma, e chamou atenção nas redes sociais na última semana.

Com aparência gelatinosa, olhos grandes e linhas ao longo do corpo, a espécie tem um formato que lembra um tubarão. Seu nome científico é Hydrolagus trolli. Rara, quase não é visto por humanos. O habitat desse animal fica nas áreas mais profundas do oceano, em até 2,5 mil metros.

Segundo a bióloga Beatriz Rochitti Boza infirmou ao Vida de Bicho, o peixe foi descrito em 2002 por Didier e Séret, mas, devido à raridade, as primeiras imagens só vieram 14 anos depois, em 2016. O animal é encontrado no sudoeste do Pacífico, sobretudo perto da Austrália.

Curiosidades

O animal marinho seria considerado um “parente” próximo do tubarão: cartilaginoso, com barbatanas dorsal, peitoral e pélvica. Tem a pele lisa e a coloração variando entre o preto e o cinza. Os machos possuem o órgão sexual na parte frontal da cabeça, formando um apêndice sexual similar a um tentáculo. As fêmeas desovam no ambiente externo, enquanto o embrião se desenvolve dentro do ovo.

De acordo com a bióloga, os machos podem alcançar 1 metro de comprimento. Já as fêmeas podem atingir cerca de 1,2 metros. “O maior indivíduo encontrado pesava cerca de 8,8 kg”, finaliza a especialista da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Botucatu.

Do Metrópoles

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios