Somente 50,73% das pessoas aptas a tomar foram imunizadas até o momento
A baixa procura pelas doses de reforço em todo o estado do Paraná tem aumentado os riscos da população contrair a doença. Os números de casos voltaram a subir, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde.
De acordo com o Ranking da Vacinação contra a Covid-19 no Paraná, 96,11% dos paranaenses receberam a primeira dose e 87,71% a segunda dose. Já para a terceira dose, a procura teve uma queda quase pela metade: somente 50,73% das pessoas foram imunizadas até esta quarta-feira (22).
“É muito importante tomar a dose de reforço, estamos vendo muitos pacientes que tomaram as duas primeiras doses, mas não tomaram a dose de reforço. O esquema vacinal completo hoje, da vacina contra a Covid-19 para o adulto jovem são três doses e para os imunossuprimidos e idosos são quatro doses”,
alerta a infectologista do Hospital São Vicente Curitiba, Dra. Thatiane Nakadomari.
A terceira pode ser tomada por pessoas acima de 12 anos de idade, imunizadas com a segunda dose até 23/02.
Nesta segunda-feira (20), o Ministério da Saúde liberou a quarta dose para pessoas acima de 40 anos com o objetivo de intensificar a campanha e incentivar a população a completar o ciclo vacinal contra a Covid-19. É muito importante tomar todas as doses da vacina para previnir manifestações mais graves da infecção causada pelo novo coronavírus.