Uma opção para aprimorar a sua internet sem gastar nada é usar o DNS público do Google. Basicamente, um DNS (Domain Name System, ou Sistema de nome de domínio em português), é quem traduz o nome de um domínio — como https://olhardigital.com.br/ —, em endereço de IP.
Todos os dispositivos conectados, ou seja, o seu celular, computador e servidores, se comunicam por endereços IP. Ao abrir um navegador para acessar um site, em vez de ter que digitar uma certa combinação de números (como 192.0.2.1, por exemplo), basta informar o nome do domínio que os servidores DNS cuidam do resto.
A boa notícia é que a alteração para o DNS do Google é relativamente simples. Basta seguir os passos abaixo (os testes foram realizados no Windows 10).
Como usar o DNS do Google no Windows
1. No Menu Iniciar, clique em ‘Configurações’ (ícone de engrenagem).
2. Em seguida, clique em ‘Rede e internet’.
3. Na lateral, clique em Wi-Fi se estiver utilizando uma rede sem fio ou Ethernet se estiver utilizando uma conexão cabeada.
4. Agora, clique em ‘Alterar opções de adaptador’ na lateral superior direita.
5. Na próxima tela, clique com o botão direito no ícone do adaptador de rede que estiver em uso no momento e acesse a opção ‘Propriedades’.
6. Selecione opção ‘Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)’ com o mouse e clique novamente em ‘Propriedades’.
7. Na tela abaixo, marque a opção ‘Usar os seguintes endereços de servidor DNS’ e digite os números do DNS do Google da seguinte forma: 8.8.8.8 em ‘Servidor DNS preferencial’ e 8.8.4.4 como ‘Servidor DNS alternativo’. Clique em ‘OK’ para finalizar o procedimento.
Pronto! O DNS do Google foi criado justamente para acelerar o carregamento das páginas, o que funciona redirecionado os usuários sempre para o data center mais próximo da sua localização. Experimente a dica acima e veja se nota alguma diferença.