Para a realização do nono curso do projeto Asa em Formação, desenvolvido pela Associação Sou Arte, encontra-se em Campo Mourão o presidente da Rede Circo do Mundo Brasil, Sérgio Oliveiro. A ação voltada ao aperfeiçoamento artístico e técnico dos associados da companhia mourãoense começou ontem (segunda-feira) e prossegue nesta terça-feira (7/6).
O curso em andamento oferece aos participantes conteúdos teóricos e práticos de Roda Cyr, Paradas e Mão a Mão. Tratam-se de ações acrobáticas muito usadas em espetáculos e nos dois dias do treinamento busca-se a evolução nessas práticas, focando-se em trocas de experiências para vivencias profissionais e ainda didaticamente para ser incorporado a programação pedagógica de projetos sociais. O treinamento é coordenado por Sérgio Oliveiro, juntamente com o professor Paulo Libano.
O projeto Asa em Formação oferece aprimoramento profissional nas áreas de artes cênicas e técnicas avançadas em diferentes modalidades.
Convidado
Sérgio Oliveiro é também o idealizador e diretor da Escola de Circo de Londrina. Formado em Educação Física, atua ainda como produtor cultural, professor, educador social e artista circense. Ao longo da carreira já participou como palestrante e oficineiro em eventos pelo mundo todo.
A Rede Circo do Mundo – Brasil, presidida por Sérgio Oliveiro, articula hoje vinte organizações de todo o país em torno do conceito e metodologia do Circo Social, tendo como principal parceiro o Cirque du Soleil. A Associação Sou Arte, de Campo Mourão, é uma dessas instituições e como as demais integrantes “alimenta a rede a partir de um particular modo de trabalho com a arte circense como ferramenta de diálogo pedagógico para a construção de cidadania, se articulando para experimentar, sistematizar e consolidar práticas educativas e de mobilização social que apostam na arte, aliada a metodologias participativas, com adolescentes e jovens de classes populares, para o fortalecimento democrático e a construção de um mundo melhor”.
O projeto “Asa em Formação” tem apoio do Governo do Estado do Paraná/Secretaria da Comunicação Social e da Cultura, através do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (PROFICE), com patrocínio da Copel.