Notícias

5 doenças que garantem aposentadoria pelo INSS com qualquer idade

O INSS considera essas doenças como direitos para aposentadoria. Veja, neste artigo, quais são elas!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão responsável por amparar os trabalhadores quando, por alguma razão, eles precisam se afastar das suas atividades profissionais. Com isso, quando se trata de aposentadoria por invalidez, existem algumas doenças que garantem o benefício, mas que são desconhecidas por muitas pessoas.

Todavia, é importante lembrar que o trabalhador deve ter o tempo de contribuição estipulado pelo órgão para poder se aposentar. Dessa forma, no caso da aposentadoria por invalidez, é necessário que haja pelo menos 12 meses de contribuição para à Previdência Social.

Além disso, é preciso que o contribuinte apresente os laudos e exames médicos que confirmam o diagnóstico de saúde. Sendo assim, continue lendo esse artigo até o final para conhecer quais são as 5 doenças que garantem aposentadoria pelo INSS.

Confira a seguir!

Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS

Por afetar o sistema imunológico e tornar o organismo mais vulnerável para as doenças infecciosas, a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é considerada uma doença grave e, portanto, dá direito à aposentadoria por invalidez.

Contaminação por radiação

As pessoas que estão, constantemente, expostas à radiação podem ser contaminadas ao longo do tempo. Como resultado isso pode provocar graves complicações para a saúde, como o mau funcionamento do sistema respiratório e outros órgãos. Assim, essa condição também dá direito à aposentadoria.

Espondiloartrose anquilosante

A espondiloartrose anquilosante é uma doença crônica que provoca uma grave inflamação nas articulações. Especialmente nos joelhos, tórax e quadris. Com isso, a pessoa tende a sentir muitas dores e dificuldade de se locomover. Por essa razão, o INSS também garante amparo para essa doença.

Hepatopatias graves garantem aposentadoria pelo INSS

As hepatopatias graves também fazem parte da lista das doenças que garantem aposentadoria pelo INSS. Isso porque, essas doenças provocam deficiências agressivas tanto para o fígado, quanto para todo o corpo, as quais afetam a qualidade de vida dos indivíduos.

Cardiopatias graves

Por fim, as doenças graves do coração também garantem acesso ao benefício. Isso porque, elas afetam o bom funcionamento do coração e podem debilitar o indivíduo a níveis irreversíveis.

Via: Rotas de Viagem

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios