Notícias

Falta de remédios e aumento de casos de covid provocam debate sobre volta das máscaras nas escolas do Paraná

Entidade recomenda às instituições de ensino que as crianças usem de máscara durante as aulas

A falta de medicamentos no Paraná e o aumento no número casos de Covid-19 provocaram um debate sobre a volta do uso de máscaras nas escolas do estado. As duas situações preocupam o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná (Sinepe). A entidade recomenda às instituições de ensino que as crianças usem de máscara durante as aulas.

De acordo com o presidente Douglas Oliani, do Sinepe, as escolas estão muito preocupadas com a transmissão da Covid e falta de medicamentos nas farmácias.

“Esse é um cuidado sanitário que a gente compreende hoje que ele é facultativo às escolas. As escolas particulares estão preocupadas com esta questão, não só da falta de remédio e a crise do impacto do coronavírus e as doenças do período de inverno. De toda maneira, a gente dá uma recomendação de que as escolas possam orientar ao uso da máscara”, falou.

Oliani comentou que as escolas têm independência para escolher se é obrigatório o uso do assessório ou não. “Total independência para as escolas, com toda responsabilidade e todo o cuidado. Recomenda-se, dependendo do cenário e contágio dentro da escola”, concluiu.

Médicos no Paraná

Para saber sobre como a falta de medicamentos está afetando na hora de fazer a receita para um tratamento, a Banda B fez contato com o Hospital Pequeno Príncipe. A entidade é referência no atendimento pediátrico e não está tendo falta de medicamento.

Porém, segundo o pediatra do Pequeno Príncipe Victor Horácio, na hora de receitar o remédio para que o paciente possa comprar na farmácia, os médicos têm dificuldade.

“O médico tem que abrir mão de algumas escolhas, não tendo a primeira opção para o tratamento. Reforçamos para os pacientes que é o momento de se cuidar ainda mais, estamos entrando no inverno. Há um aumento dos casos virais em crianças e adultos também”

Segundo o pediatra, existem alguns fatores que ajudam na falta de medicação no Paraná. “A dificuldade de encontrar medicações vem por vários motivos. Um dos motivos é a pandemia, que fez ter faltas de insumos. Também, nós temos a situação do aumento do dólar, a guerra. Esses três fatores importantes que afetam a indústria farmacêutica”, comentou.

Falta de remédios

Vários leitores do Portal Banda B entraram em contato com a redação relatando a falta de medicamentos nas farmácias. Um caso é o da publicitária Aline Pire que disse que a filha pegou Covid ao ir pra escola. Foi quando ela tomou um susto após o pediatra falar que não conseguiria comprar medicamentos para o tratamento.

“O pediatra disse que eu teria dificuldade para encontrar. Rodamos várias farmácias durante a manhã para encontrar medicamentos básicos e tivemos dificuldades. Outras mãe falaram que estão com a mesma dificuldade”, concluiu.

Recomendação da Prefeitura

Em Curitiba, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) voltou a recomendar o uso de máscaras faciais para locais fechados ou ambientes abertos com aglomeração de pessoas. A recomendação acontece por causa da alta do número de novos casos e de casos ativos de covid-19 ao mesmo tempo em que o sistema de saúde enfrenta pressão pelo aumento do atendimento por outras doenças respiratórias.

A indicação do uso da máscara vale para transporte coletivo, terminais, estações-tubo, shows, jogos, shoppings, lojas, supermercados, entre outros. Permanece, ainda, a indicação já em vigor para uso desse equipamento de proteção em estabelecimentos de saúde e pelas pessoas com sintomas respiratórios.

Banda B

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios