Notícias

SPC: Ferramenta de proteção ao crédito e indicador de vendas

Como o próprio nome já explicita, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) constitui-se em eficaz ferramenta para as empresas se prevenirem contra consumidores maus pagadores. Porém, o relatório mensal de atendimentos prestados é utilizado por muitos empresários para também avaliar o desempenho da economia local, sobretudo no que diz respeito ao desempenho de um quesito: vendas.

Uma das informações que constam do relatório é o número de consultas realizadas por empresas – predominantemente o comércio – ao realizar vendas a prazo. Outros segmentos econômicos também utilizam o serviço para evitar inadimplência. Número elevado de consultas revela que a economia local está aquecida.

O SPC é o mais antigo serviço oferecido pela Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam) e o coordenador do órgão é Deonildo Rorato. O primeiro coordenador do órgão na cidade foi Vicente Urbano Leite Filho e a Acicam – então com 16 anos – era presidida por Rosalino Salvadori (in memoriam). O SPC/Acicam foi instalado em 17 de novembro de 1969 e inicialmente funcionou com a denominação de Seproc – Serviço de Proteção ao Crédito. Portanto, neste ano completa 53 anos. Entre os inúmeros serviços disponibilizados pela entidade empresarial, também é o mais acessado.

Relatório

No mês de março, o SPC/Acicam atendeu a 8.043 consultas. Destaca ainda o relatório que no período aconteceram 371 inclusões de consumidores inadimplentes no cadastro do órgão e 209 exclusões devido a regularização de pendências financeiras. O mês passado fechou com 15.333 registros ativos: 14.700 de pessoas físicas (CPF) e 633 de pessoas jurídicas (CNPJ).

O serviço funciona no primeiro pavimento do Centro Empresarial Cidade e predominam as consultas pela internet. Em março foram 7.654 consultas online (95,16 por cento).

Vários tipos de consultas são oferecidos. O relatório divulgado nesta segunda-feira detalha o número de consultas em março, por modalidade: SPC Mix – 4.310, SPC Mix Mais – 1.336, SPC Maxi – 225, SPC Mix Plus – 72, SPC Mix Top – 302,SPC Busca – 27, Concentre – 33, Confirme PF+PJ – 49, Cheque – 254, Insumos – 1.435.

A Acicam oferece o SPC através de parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap).

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios