Foi iniciado nesta semana um curso de pré-alfabetização para um grupo de moradores do Jardim Paulino. Trata-se do projeto “Compartilhando Conhecimentos e Ações”, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assuntos da Comunidade (Semac) e a UTFPR, através da professora Adriana Fontes, auxiliada pela professora Nayane de Fátima da Silva.
O projeto, apoiado pela Associação de Moradores do bairro, visa alfabetizar informalmente os interessados, na maioria, pessoas da melhor idade que não tiveram a oportunidade de aprender a ler e escrever. “Pretendemos ir para outras localidades com a pré-alfabetização, oportunizando aos idosos a realização do desejo de saber ler e escrever”, justifica a secretária municipal Marley Formentini.
O projeto, coordenado pela professora Adriana, terá aulas semanais de cálculos matemáticos, leitura e escrita, no salão da capela da comunidade por um período de três meses. “É uma proposta de pré-alfabetização mais ágil para atender uma necessidade mais imediata desse público”, esclarece a professora.